Publicação reúne as práticas adotadas pela companhia abordando os aspectos sociais, ambientais e econômicos de suas operações florestais no Estado e pode ser acessado pelo link Suzano – Documentos
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, disponibilizou o Resumo Público do Plano de Manejo Florestal referente ao ano de 2022 com as práticas de manejo florestal adotadas pela empresa em Mato Grosso do Sul. A publicação, que pode ser acessada pelo link Suzano – Documentos, vem ao encontro do compromisso da Suzano com a transparência, visando informar a sociedade em geral – poder público, comunidades vizinhas, além de colaboradores e prestadores de serviços – sobre a forma como administra os seus recursos florestais, as boas práticas de manejo adotadas pela empresa e as ações voltadas para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde mantém operações.
Com atuação em nove municípios sul-mato-grossenses (Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas), a Suzano mantém hoje uma base florestal de 599.996 hectares em Mato Grosso do Sul. Deste total, 143.129 hectares são exclusivamente para a conservação da biodiversidade. Além disso, 436,7 mil hectares de florestas plantadas contam com as principais certificações nacionais e internacionais, como FSCª, PEFC e CERFLOR, atestando as práticas sustentáveis adotadas pela empresa.
De acordo com Leonardo Giusti, gerente Executivo de Operações Florestais em Mato Grosso do Sul, o objetivo do manejo florestal é aliar produtividade elevada com a conservação da biodiversidade. “A Suzano acredita que é possível produzir e seguir preservando nossos recursos naturais. Temos um direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo e unir desenvolvimento e sustentabilidade faz bem para os negócios, para o meio ambiente e para toda a comunidade ao entorno. Neste Resumo Público do Plano de Manejo Florestal, a Suzano apresenta informações importantes sobre as atividades florestais da região, incluindo nossas estratégias de manejo visando a conservação da biodiversidade, hoje um dos principais compromissos da empresa”, destaca Giusti.
Produção e conservação ambiental
De acordo com o Resumo do Plano de Manejo Florestal MS, somente no ano de 2022, a Suzano colheu 12,684 milhões de m³ de eucalipto para abastecer as duas fábricas em operação em Três Lagoas. Todo o processo, do plantio à colheita, respeita as características da região e utiliza sistemas eficientes que contam com equipamentos de última geração.
A companhia ainda mantém programas de monitoramento da qualidade do ar, da água e de conservação de biodiversidade. Nas florestas da Suzano em Mato Grosso do Sul, já foram catalogadas mais de 1,4 mil espécies diferentes de animais e plantas.
Em todo o País, a Suzano possui uma área de mais 1,4 milhões de hectares de florestas plantadas e 1 milhão de hectares de florestas preservadas, concentradas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí.
Informações adicionais, dúvidas e sugestões que possam surgir durante a leitura do Resumo Público do Plano de Manejo da Suzano MS devem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 022 1727.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Informações à Imprensa
Performa Comunicação