Parlamentaristas de diversas frentes parlamentares obstruíram os trabalhos do Congresso Nacional nesta quinta-feira (28) em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o site Direita Online, o coordenador da Frente Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), disse que o movimento significa um basta à interferência do STF no Legislativo.
“Não aceitamos interferência no Poder Legislativo. Ontem não tivemos deliberação, hoje não temos e amanhã não teremos. Isso é uma obstrução. Estamos dando um basta a esse completo e indesejável desmonte do Legislativo”, afirmou.
A decisão dos parlamentares causou um grande descontentamento no governo de Lula, que vê Câmara e o Senado paralisados devido a essa ação.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), criticou os parlamentares envolvidos na obstrução, chamando-os de “criminosos”.
Em resposta a essa acusação, o deputado federal Marcel Van Hattem, do partido Novo do Rio Grande do Sul, fez um discurso acalorado no plenário, confrontando o colega petista ao afirmar que “bandido era o Lula”.
As frentes parlamentares que participaram da obstrução são:
- Agropecuária
- Segurança Pública
- Em Defesa da Vida e da Família
- CACS (caçadores, atiradores e colecionadores)
- Contra as Drogas
- Evangélica
- Católica
- Educação Sem Doutrinação Ideológica
- Produtores de Leite
- Defesa das Prerrogativas
- Defesa das Pessoas com Deficiência
- Livre Mercado
- Comércio e Serviço
- Biodiesel
- Brasil Competitivo
- Cooperativismo
- Rodeios e Vaquejadas
- Semiárido
- Mista Contra o Aborto em Defesa da Vida
- Comunidades Terapêuticas
- Evangélica do Senado
- Empreendedorismo