O vice-prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes, que votou e trabalhou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está liderando protestos contra o governo.
Os protestos, que ocorrem desde o início da semana, são motivados pela falta de energia elétrica, água e assistência aos pequenos agricultores e pecuaristas da região.
Segundo Novaes, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Vale do São Francisco (CODEVASF), órgão do governo federal, cortou a energia elétrica para mais de 10 mil famílias na região.
“O governo está abandonando o sertão pernambucano”, disse Novaes. “Estamos vivendo um drama humanitário.”
Ex- ministro também critica
Já o ex-ministro Gilson Machado, também criticou o governo pela situação no sertão pernambucano.
Machado, que foi ministro do Turismo no governo Bolsonaro, disse que a transposição do Rio São Francisco, obra que levou água do rio para o sertão nordestino, está sendo abandonada pelo governo federal.
“É lamentável o que começa a acontecer com a transposição do São Francisco”, disse Machado. “Quando ministro, acompanhei a esperança do Nordeste com a transposição. Em tão pouco tempo essa já é a triste e crua realidade.”
Machado também criticou o uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar projetos no exterior.
“Agora já vemos várias autoridades estrangeiras em busca do dinheiro do pagador de impostos brasileiro com dinheiro do BNDES”, disse Machado. “Argentina, Cuba e Venezuela estão na fila para pegar o dinheiro do brasileiro.”