Nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o líder absoluto da competição, o Botafogo, cometeu alguns deslizes. Com isso, a excelente vantagem que o time possuía acabou se esvaindo. A equipe carioca emendou três derrotas consecutivas, e a vantagem de 13 pontos de outrora para o vice colocado diminuiu para somente seis. Dessa forma, atualmente não só o Palmeiras está perseguindo a liderança do torneio, como o Bragantino, Grêmio e Flamengo.
O Botafogo é o líder isolado do Brasileirão desde a 3ª rodada, e o terminou o primeiro turno do torneio com a melhor campanha já registrada nos pontos corridos, já que venceu 15 dos 19 jogos disputados, empatou dois e perdeu dois, o que lhe garantiu 47 pontos – um incrível aproveitamento de 82,5%.
Ainda no primeiro turno, a equipe carioca começou a passar por alguns empecilhos, como a lesão de vários jogadores importantes, como Rafael, Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Marçal e Tiquinho Soares, sendo que apenas Rafael não retornou aos gramados. Além disso, mesmo com a campanha vitoriosa, o Glorioso já teve três treinadores somente nesta edição do Brasileirão: Luís Castro, Cláudio Caçapa e Bruno Lage. Mesmo assim, o clube conseguiu manter uma campanha consistente.
Atualmente, o Botafogo possui o melhor ataque, a melhor defesa do torneio, e tem ao seu lado o artilheiro do torneio, Tiquinho Soares, que já balançou as redes 13 vezes nesta edição. Com essa campanha, a equipe tem feito sucesso entre os torcedores e também entre os palpiteiros, que podem conferir as plataformas de palpites listadas no ApostasEsportivas24 para arriscar alguns pitacos no Campeonato Brasileiro ou em outras competições. Nessas plataformas, o usuário pode recorrer a uma variedade de bônus e promoções para conseguir vantagens únicas, como odds aumentadas, bônus de boas-vindas e cash-out.
Chance elevada de título
Apesar da sequência recente de resultados negativos, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo possui grandes chances de levantar a taça do Brasileirão após um jejum de 28 anos. Segundo o levantamento do Departamento de Matemática da UFMG, o time carioca possui 76,7% de chances de ser o grande vencedor do Brasileirão 2023, chances bem superiores às dos seus concorrentes.
O Bragantino, atual vice-líder, tem apenas 7% de chance de vencer a competição, enquanto isso, o Grêmio, terceiro colocado, tem 6,2%, e o Palmeiras, que fecha o G4, tem 4,7% de levantar a taça do torneio. Todavia, o Verdão está mais preocupado com outro torneio, a semifinal da Libertadores, marcada para a próxima quinta-feira (05), quando o time enfrentará o Boca Juniors no Allianz Parque.
Desde 2006, quando a Série A do Campeonato Brasileiro passou a ser disputada por 20 times, nenhum vice-campeão somou 74 pontos. Dessa forma, quando um time alcança os 75 pontos, ele tem grandes chances de ser o vencedor.
Atualmente, o Botafogo precisa conquistar 24 dos 42 pontos ainda em disputa, ou seja, oito triunfos em 14 rodadas restantes, para alcançar o número mágico de 75 pontos. Em 2017, por exemplo, o Corinthians teve uma campanha parecida com a do Glorioso, e ao final do primeiro turno somava os mesmos 47 pontos. Já na 24ª rodada, o clube paulista tinha 53, pontuação bem parecida com a do Fogão atualmente, e a equipe se tornou campeã naquela edição com 72 pontos conquistados, sete a frente do vice-colocado Palmeiras.
Dessa forma, para repetir a campanha daquele Corinthians campeão brasileiro em 2017, o Fogão precisa de mais 21 pontos, ou sete vitórias até o final do torneio. Mas o caminho até o título não será nada fácil, já que o Botafogo ainda tem pelo caminho vários duelos duros, contra Fluminense, Palmeiras, Athletico-PR, Grêmio e Red Bull Bragantino.