29.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de julho de 2024

Circuito Estadual de Robótica reúne 22 times das sete unidades da Escola Sesi em MS

Em clima de animação e muito mais de cooperação do que de competição, o Sesi iniciou nesta segunda-feira (30/10) o Circuito Estadual de Robótica Sesi MS. O evento é realizado no Pátio UCDB (Av. Tamandaré, 6000) até quarta-feira (1º/11), com entrada franca. Ao todo, 22 equipes representando as sete unidades da Escola Sesi no Estado participam da disputa.

O tema do torneio é “Masterpiece”, em que crianças e adolescentes são desafiados a explorar as artes, como o teatro, cinema, música e design, para criar soluções no futuro. As equipes vão usar sua criatividade para inspirar grandes ideias na ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O torneio é disputado na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), destinada a alunos das séries finais do ensino fundamental. As equipes conquistaram vaga no estadual após disputarem os torneios interclasse em cada Escola Sesi. A programação do torneio estadual conta ainda com apresentação de equipes do ensino médio nas modalidades FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

Ao abrir o evento, o superintendente do Sesi, Régis Borges, destacou que mais do uma competição, o Circuito Estadual de Robótica é a coroação de um ano de trabalho desenvolvido com os alunos. “Trabalhamos disciplinas como Ciências e Matemática, mas também habilidades como criatividade e trabalho em equipe. Nosso objetivo não é preparar nossos alunos apenas para conseguirem produzir robôs e sim formar bons seres humanos”, afirmou.

Circuito Estadual de Robótica reúne 22 times das sete unidades da Escola Sesi em MS

Na mesma linha, o gerente executivo de educação da Rede Sesi de Ensino (nacional), Wisley João Pereira, ressaltou o investimento de Mato Grosso do Sul na competição de robótica. “Isso que está acontecendo aqui é muito valioso e nosso sonho é que mais jovens possam viver essa experiência, que alia tecnologia e criatividade. Mais importante do que competir é aprender e essa é a oportunidade de colocarem em prática o que aprenderam durante o ano”, disse.

Saiba mais sobre as modalidades

FRC

Robôs de até 55 kg e mais de 1 metro de altura, com grande agilidade de movimentos na arena. São eles os personagens principais da modalidade FIRST Robotics Competition (FRC). Para construir essas máquinas impressionantes, os alunos precisam desenvolver conhecimentos em engenharia, matemática, elétrica, programação computacional, entre outras.

FTC

Os robôs da modalidade FIRST Tech Challenge (FTC) são construídos em menor escala, se comparados aos gigantes de metal da FRC, mas isso não significa que demandam menos complexidade técnica. As equipes precisam formar alianças para somar o maior número de pontos e avançar na competição.

F1 in Schools

O projeto educacional da Fórmula 1 instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.

FLL

Alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada.

Reprodução

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.