Ao participar da abertura do Bonito Cine Sur, festival de cinema da América do Sul, que começou no sábado (04/11) e segue até dia 11 de novembro, o superintendente do Sesi, Régis Borges, destacou a importância da cultura para a educação e para a transformação da sociedade.
“Acreditamos que a cultura tem esse poder de produzir pensamento mais crítico e, com isso, mudar nosso mundo. Por isso o Sesi apoia essa iniciativa. Com essa parceria, levaremos exibições de filmes e oficinas para as sete escolas da Rede Sesi de Mato Grosso do Sul, incluindo cidades que nem contam com um cinema”, afirmou Régis Borges.
A iniciativa busca proporcionar aos alunos do SESI uma experiência cultural e educativa alinhada à missão do Sesi de promover educação e cultura, reforçando a imagem da instituição como apoiador da cultura regional.
Fotos cedidas/Sistema Fiems
Idealizador do festival, o diretor Nilson Rodrigues explicou que o objetivo do evento é integrar cinematografias da América do Sul. “Nós fazemos grandes filmes, ganhamos Oscars, festival de Berlim, festival de Veneza. Há três anos, o Chile ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro e a gente conhece muito pouco as nossas produções cinematográficas”, disse.
Também presente ao evento, o deputado federal Vander Loubet ressaltou a importância da cultura para a integração da América do Sul. “Estamos com uma estrada sendo construída para ligar o Brasil ao Chile, mas essa integração não pode ser apenas física e econômica, precisa ser cultural, gastronômica, turística. E o Bonito Cine Sur é uma iniciativa que vai fortalecer essa integração”, finalizou.