A Prefeitura de Aparecida do Taboado, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Saúde, iniciou nesta segunda-feira (6) a 2ª operação “Cata-Treco”.
A ação tem como objetivo a coleta gratuita de objetos volumosos e grandes, como entulhos, sofás, eletrodomésticos e móveis antigos.
A operação é realizada de forma gratuita para os cidadãos de Aparecida do Taboado e tem como objetivo contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando o descarte irregular desses objetos. Além disso, a ação visa promover a limpeza de terrenos e reduzir os riscos à saúde pública.
A cidade foi dividida em cinco setores para garantir a eficiência do serviço. Nesta semana, o setor I está sendo atendido, abrangendo bairros como Centro, Jardim do Lago I e II, Vila São Lázaro, Vilas Boas, Residencial Souza Bueno, Vila Dourado, Vila Garcia, Vila São José, Jardim Os Pioneiros e Vila Barbosa (até a Rodoviária).
A Chefe de Meio Ambiente, Carla Magalhães, ressaltou que a operação “Cata-Treco” não é um evento isolado, mas sim uma ação constante. Ela enfatizou que o descarte irregular de resíduos, como colocar lixo na calçada fora dos dias específicos, pode resultar em multas para os infratores. Além disso, é importante destacar que o serviço de coleta não inclui o recolhimento de resíduos provenientes da construção civil.
A secretária de Saúde, Daiane Pupin, enfatizou a importância de manter lotes e quintais limpos para evitar a proliferação de animais transmissores de doenças. “Alguns materiais descartados podem acumular água, tornando-se possíveis criadores para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e esconderijo para escorpiões e outros animais peçonhentos”, disse.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fátimo Dias, ressaltou o impacto positivo no turismo, destacando que manter uma cidade limpa contribui para aumentar a visibilidade turística e econômica do município. “Isso, por sua vez, atrai turistas e investidores, beneficiando a economia local e a qualidade de vida da população”, afirmou.