21.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Plantio de soja em Mato Grosso do Sul está atrasado em 24%

As temperaturas elevadas e a falta de chuva estão afetando o plantio da soja em Mato Grosso do Sul. Até o início da semana, apenas 62% das lavouras estavam plantadas, o que representa um atraso de 24% em relação à mesma época do ano passado. No ano passado, na mesma época, o percentual já estava em 78%, conforme dados do Boletim Semanal da Casa Rural.

Conforme o Boletim, a região norte do estado é a mais afetada, com apenas 54% das lavouras plantadas. Na região sul, o plantio está mais avançado, com 64,9% das lavouras plantadas.

O atraso no plantio pode atrasar o plantio do milho de segunda safra no próximo ano. Se isso ocorrer, as lavouras podem sofrer com estiagem ou geada.

Chuva na região Norte

Na tarde desta última terça-feira (8), os municípios de Cassilândia, Chapadão e Costa Rica receberam um pequeno alívio. Na estação meteorológica do Inmet de Chapadão do Sul foram registrados 4,4 milímetros, o que trouxe certo alívio a alguns produtores.

Chuvas abaixo da média histórica

As chuvas ficaram abaixo da média histórica em grande parte do estado. O município com maior precipitação foi Mundo Novo, onde se observou 356,4 mm de acumulado de chuva mensal, o que representa 110% acima da média histórica. Por outro lado, o município de Rio Verde de Mato Grosso observou-se acumulado de 22,4 mm no mês de outubro, representando 82% abaixo da média histórica.

Outras regiões

Na região centro com mais de 60% de área plantada estão Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Sidrolândia e Terenos. Já na região sul com mais de 60% de área plantada estão Amambai, Antônio João, Caarapó, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Ivinhema, Juti, Laguna, Carapã, Nova Andradina, Ponta Porã e Vicentina.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.