22.6 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro de 2024

Há mais de 4 anos, Projeto EAMAR oferece alimentação e abrigo para animais abandonados de Três Lagoas

O projeto EAMAR, criado por Gislaine Pietro Ribeiro de Oliveira, é uma ação que já tem mais de quatro anos e visa oferecer abrigo e alimento aos animais de rua da cidade de Três Lagoas. Juntamente com ONGS ‘anjos dos desamparados’ confeccionam casinhas e comedouros e espalham pela cidade em uma união de amor e carinho a esses seres tão indefesos que são os animais.

Há mais de 4 anos, Projeto EAMAR oferece alimentação e abrigo para animais abandonados de Três Lagoas

Gislaine conversou com o Perfil News e contou um pouco da história do projeto idealizado por ela. A princípio, a ação tinha como intenção distribuir casinhas de bacia para as pessoas que cuidam de animais em situação de rua, mas a demanda é grande, então decidiram pedir ajuda para empresários, por isso ‘Empresa Amiga dos Animais de Rua’, e nasceu o ‘EAMAR’.

“Dependemos de doações para ajudar os animais de rua e estamos sempre cobrando o poder público para que também ajude com castrações. Principalmente dos gatos.  Distribuímos comedouros pela cidade, em locais públicos que tenham animais em necessidade. Também ajudamos voluntários com tratamentos”, disse.

CASINHAS DE LUXO

Há mais de 4 anos, Projeto EAMAR oferece alimentação e abrigo para animais abandonados de Três Lagoas

Além da alimentação e água que era fornecida, o projeto também confecciona as ‘casinhas de luxo’, que oferece abrigo aos animais, principalmente em dias de frio e chuva. Já são quase 400 casinhas e comedouros pela cidade.

AJUDA

“As pessoas podem nos ajudar doando ração para animais, em qualquer quantidade ou sendo um voluntário. Recebemos também ajudas de veterinários que nos doam medicamentos quando estão quase vencendo. Às vezes tiramos dinheiro do nosso bolso para continuar o projeto. Ficamos tristes por não conseguir ajudar todos os animais necessitados, mas, ao mesmo tempo, a gente fica feliz por já conseguir ajudar milhares deles”, destacou.

Sabemos que a luta pela causa animal é grande e nobre, mas mesmo uma causa tão importante, não escapa do vandalismo. Gislaine conta que já teve casos de vândalos quebrarem as casinhas e furtarem comedouros.

VANDALISMO

“A gente precisou pregar as bacias e também já registramos casinhas quebradas. A gente não consegue barrar, mas vamos tentando dificultar as ações de vandalismo. O trabalho voluntário não é fácil, mas seguimos correndo atrás de patrocínio e voluntários”.

Além dos alimentos e abrigo, o projeto também visa conscientizar a população a ajudar os animais necessitados.

“Realizamos campanhas. Usamos as redes sociais para conscientizar a população. Nos dias quentes pedimos para as pessoas colocarem água nos portões das casas. Vimos vários empresários aderindo à causa também”.

Gislaine também explica que o projeto participa de eventos para conseguir levantar verbas para arcar com as despesas. O último que o Eamar participou foi exclusivamente para arcar com veterinários.

Há mais de 4 anos, Projeto EAMAR oferece alimentação e abrigo para animais abandonados de Três Lagoas

“Realizamos muitos atendimentos aos animais. Temos muitas despesas com veterinários e ajudamos voluntários. Participamos de um evento que a Abrasel cedeu um espaço. Toda verba foi encaminhada para as despesas dos veterinários que estávamos devendo. Ainda não conseguimos pagar todos, mas uma parcela recebeu. Também arcamos com algumas castrações. Ano passado a prefeitura cedeu 200 e conseguimos castrar 200 gatos, mas ainda é um número baixo. Tem o castromóvel que é um excelente projeto, mas quando o animal é de rua dificulta conseguir”, lamentou.

Há mais de 4 anos, Projeto EAMAR oferece alimentação e abrigo para animais abandonados de Três Lagoas

FICOU INTERESSADO E DESEJA AJUDAR QUEM TANTO AJUDA OS ANIMAIS?

Para ser um voluntário do projeto e fazer doações, basta entrar na página @projetoeamar do Instagram ou no Facebook e encaminhar uma mensagem que você vai ser respondido pelo grupo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.