O primeiro grupo de brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza desembarcou no Brasil na noite da última segunda-feira (13), às 23h24. A comitiva, formada por 32 pessoas, permanecerá em Brasília pelo menos até quarta-feira (15).
Durante esses dois dias na capital federal, os repatriados receberão cuidados médicos e passarão pela formalização do processo de imigração.
Logo depois de serem recepcionados no país, os brasileiros e palestinos seguiram para o Hotel de Trânsito dos Oficiais, na Base Aérea de Brasília.
Além de abrigo e procedimentos de regularização dos documentos, os repatriados terão garantido o acesso à alimentação, atendimento psicológico, cuidados médicos e imunização.
Na quarta-feira (15), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará a maior parte dos repatriados a São Paulo. No total, 24 pessoas permanecerão em um abrigo no interior do estado disponibilizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social.
Os outros 12 repatriados permanecerão na casa de parentes em quatro cidades brasileiras.
- Brasília (DF): 4 pessoas
- Florianópolis (SC): 2 pessoas
- Novo Hamburgo (RS): 2 pessoas
- Cuiabá (MT): 1 pessoa
Agora, o Itamaraty prepara novas missões para buscar mais brasileiros na Faixa de Gaza. O Metrópoles apurou que uma 2ª lista deve conter entre 40 e 50 nomes, mas ainda depende de mais negociais com autoridades do Oriente Médio.