28.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Onda de calor histórica a 46°C pode atingir Mato Grosso do Sul até esta sexta, afirma Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso, que vale até a próxima sexta-feira (17), prevê temperaturas 5°C acima da média, com máximas que podem chegar a 46°C.

A onda de calor é causada pela atuação de uma massa de ar quente e seca, que vem do Paraguai e atinge o Centro-Oeste do Brasil com muita intensidade. Os mapas meteorológicos mostram que a temperatura pode subir ainda mais durante a semana que vem, com marcas potencialmente recordes em várias cidades.

O Centro-Oeste, o interior de São Paulo e pontos de Minas Gerais podem ter máximas em muitas cidades de 42°C a 44°C, mas com registros em algumas cidades tão altos quanto 45°C a 46°C ou mais.

Conforme o site Midiamax, a alta temperatura pode causar danos à saúde, como desidratação, insolação e até mesmo morte. Por isso, é importante tomar medidas de precaução, como:

  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia (entre 10h e 16h);
  • Reabastecer a hidratação com água, sucos naturais e bebidas isotônicas;
  • Usar roupas leves e claras;
  • Proteger a cabeça com chapéu ou boné;
  • Usar óculos escuros para proteger os olhos;
  • Evitar exercícios físicos intensos nas horas mais quentes do dia.

Além de Mato Grosso do Sul, outros 14 estados brasileiros também estão sob alerta de onda de calor.

Além do aviso de calor, outras 24 cidades estão sob alerta de tempestade. São elas: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Nesses locais, ventania pode atingir 100 quilômetros por hora e o acumulado de chuva chegar a 100 milímetros no dia.

O Inmet informa ainda que os mapas mostram que a onda de calor vem do Paraguai e atinge Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com muita intensidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.