A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre a importância de se prevenir diante aos casos de Covid-19 registrados no município no decorrer da semana.
Entre as orientações, conforme a Nota Técnica vigente do Governo do Estado é destacada a importância de lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos à base de álcool 70% e evitar tocar os olhos, o nariz e boca com as mãos não lavadas.
É recomendado praticar etiqueta respiratória, ou seja, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis, desprezando-os imediatamente após o uso.
Manter os ambientes bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas e evite tocar em mucosas dos olhos, nariz e boca também são medidas preventivas além de fazer o uso de máscaras caso esteja com alguma síndrome respiratória.
Os principais sintomas da infecção pelo Coronavírus são tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre além da perda do paladar e do olfato.
Além das orientações acima, a principal prevenção contra a Covid-19 é a vacinação. Atualmente, há quatro vacinas contra o Novo Coronavírus aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. A campanha é dividida em públicos-alvo definidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.
Em Bataguassu, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde desde 2021.
Com relação aos protocolos de saúde, os pacientes com casos confirmados de Covid-19 estão permanecendo isolados sete dias após a data do positivo e são acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A Nota Técnica orienta realizar o teste em pacientes sintomáticos e os contatos com pacientes positivos devem observar os sintomas e tomar os cuidados baseado nos protocolos de biossegurança (uso de máscara, higienização das mãos, por exemplo) para evitar a proliferação do vírus.
Durante Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde realizada na quinta-feira, dia 16 de novembro, houve a definição de que a Secretaria Municipal de Saúde vai formalizar por meio de um documento novas orientações para o município com relação a Covid-19.
Nota da Prefeitura sobre o caso na CEI Ênio Martins
No que se refere aos casos de Covid-19 registrados no Centro de Educação Infantil (CEI) “Prefeito Ênio Martins”, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) promoveu uma atualização dos dados sobre a situação da unidade escolar.
Conforme informado, do total de 58 funcionários lotados no Centro de Educação Infantil, até a data de 16 de novembro, quinta-feira, foram registrados 15 casos confirmados de servidores positivados com Covid-19 (entre professores e demais funcionários). Todos permanecerão isolados por sete dias, conforme protocolo da Secretaria Municipal de Saúde.
Outros dois profissionais (professora e ASG) com suspeita da doença também serão submetidos aos testes.
A Prefeitura de Bataguassu informa que dentro do cronograma da unidade escolar, na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, a CEI estará fechada para atendimento dos estudantes e passará por mais uma etapa de higienização em prevenção a novos casos de Covid-19.
A CEI será reaberta na terça-feira, dia 21 de novembro, para atendimento normal dos estudantes, porém, com número reduzido de servidores.
É recomendado aos pais e/ou responsáveis que caso seus filhos apresentem sintomas gripais devem evitar encaminhá-los para escola e procurar imediatamente atendimento médico.