Em alusão ao Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro, a Escola Antonio Henrique Filho realizou na noite do último sábado (18), na Concha Acústica, a Diáspora Africana e Concurso Miss e Mister Beleza Negra 2023. A festa teve o apoio da Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação, também com patrocínio do comércio local e amigos da escola.
O prefeito Dr. Antonio Thiago esteve presente na abertura do evento, na qual destacou a importância de ações como essa para destacar a diversidade a cultura negra em nosso Município.
A secretária municipal da Mulher Brasilandense, Juliane Rodrigues, também falou da criação desta pasta, na qual também conta com Núcleo de Igualdade Racial e das suas vivências como mulher preta na sua trajetória de vida.
A Escola também homenageou Marciana Santiago, a criadora da Diáspora Africana e Beleza Negra, sendo esta a sétima edição. O evento já foi inserido no Plano Político Pedagógico da Escola, bem como tem a participação coletiva de todos da Escola Municipal Antonio Henrique Filho.
O evento teve a participação das entidades APAE, Grupo de Capoeira Regional Brasil e das Escolas Antonio Henrique Filho, Raimundo Pedro de Souza, Arthur Hoffig e a Estadual Adilson Alves da Silva.
CONCURSO
Mais de 50 estudantes do Ensino Fundamental I, II e do Ensino Médio concorrem ao concurso que teve como objetivo de dar visibilidade a beleza negra de Brasilândia. O corpo de jurados foi composto somente por pessoas pardas e pretas que desenvolvem diversas funções na sociedade.