25.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Rede hoteleira de Três Lagoas tem significativa ampliação nas duas últimas décadas pós-chegada da industrialização

São quase 60 pousadas e hotéis cadastrados em serviço online de dados e localização na cidade; espera-se que o número seja ainda maior, contando as empresas que ainda não fizeram esse tipo de cadastro

A “Capital da Celulose” cresce, e junto a ela, setores ligados ao comércio e serviços, também, bem como a rede hoteleira da cidade, que hospeda os mais diversos visitantes, desde turistas à trabalhadores (turismo de negócios) – que atualmente representam maior parte das ocupações na maioria dos empreendimentos do ramo. É nítido que este é um dos segmentos locais que foram impactados diretamente – e que segue em constante ampliação –, com a vinda da industrialização em Três Lagoas, especialmente com as instalações das gigantes do ramo de celulose na região.

Área de recreação do Hotel OT sempre foi muito frequentada por empresários e pecuaristas que vinham à cidade para os grande eventos (Foto: Assessoria)

Rede hoteleira de Três Lagoas tem significativa ampliação nas duas últimas décadas pós-chegada da industrialização

“O Perfil News acompanhou também toda essa mudança na estruturação da rede hoteleira da cidade. Na época os hotéis que haviam: Três Lagoas Hotel, Hotel Santa Catarina – ambos ainda em atividade –, Hotel Modelo, e alguns outros, muitas vezes não comportavam todos os visitantes que vinham para a cidade, principalmente para eventos com os famosos leilões e exposições que já aconteciam. E a chegada da industrialização, atraiu novos empreendimentos do ramo, bem como novos loteamentos, e construções para abrigar os novos moradores que chegavam na cidade, fazendo que preços de aluguéis por exemplo, fossem às alturas nos primeiros anos do marco industrial da cidade, em meados dos ano 2.000”, lembra o diretor e jornalista do Perfil News, Ricardo Ojeda.

O MARCO DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Com a chegada da industrialização na cidade, marcada pela instalação de grandes fábricas produtoras de celuloses, em meados de 2.000, a cidade passou a viver repentinamente um ‘boom’ habitacional. A economia da cidade foi impactada diretamente com a vinda desses grandes empreendimentos, onde centenas e centenas de trabalhadores e suas famílias oriundos de diversas regiões do país – e até do exterior – buscaram moradia em Três Lagoas, temporária ou definitiva.

Na foto abaixo imagem aérea de Três Lagoas registrada há mais de 20 anos (Foto: Arquivo/Perfil News)

Rede hoteleira de Três Lagoas tem significativa ampliação nas duas últimas décadas pós-chegada da industrialização

Apartamentos, casas e edículas disponíveis eram rapidamente locados, e naquela altura, a rede hoteleira também passou a ficar sobrecarregada, surgindo então novos empreendimentos de ambos os ramos. Atualmente, cadastrados no ‘Google Meu Negócio’, Três Lagoas conta com quase 60 pousadas e hotéis, onde as pessoas podem acessar dados gerais, como fotos, telefone, localização entre outras informações sobre estes estabelecimentos. Levando em consideração que há empresas que ainda não realizaram cadastro neste tipo de serviço online, espera-se que o número seja ainda maior.

Enquanto há 20 anos praticamente não havia hotéis para atender a demanda, principalmente em época de eventos, atualmente Três Lagoas uma rede hoteleira de alto padrão e até temático, como Taj Hotel, conforme mostra a galeria abaixo

Rede hoteleira de Três Lagoas tem significativa ampliação nas duas últimas décadas pós-chegada da industrialização

A exemplo da representatividade impactante que a industrialização causa na cidade, atraindo novos investimentos em hotelaria, hotéis como OT, Taj, Vila Romana e o Mediterrâneo Park Hotel, desenham bem essa realidade. Essas empresas, que integram a rede de empresas do ramo na cidade, são também grandes geradoras de oportunidades, possuem confortáveis acomodações para todos os gostos, com capacidade para hospedar centenas de pessoas.

Hotel Vila Romana, assim como o Hotel OT deram foram os precursores no ramo e após sua inauguração, iniciou em Três Lagoas o capítulo da industrialização (Foto: Assessoria)

Rede hoteleira de Três Lagoas tem significativa ampliação nas duas últimas décadas pós-chegada da industrialização

“O Vila Romana inauguramos no ano 2.000, e posteriormente o Mediterrâneo em 2.008, ambos por meio da visão empreendedora do proprietário Getúlio Falco, que acompanhava e previa as transformações que Três Lagoas passaria a viver dali em diante, com a chegada da industrialização, principalmente com a instalação das fábricas de celulose. Hoje por exemplo, nossa maior lotação em hospedagem acontece durante as paradas gerais dessas fábricas, e mesmo durante todo o ano, o turismo de negócios representa cerca de 90% das ocupações”, destaca Clarice Ines Fink,  gerente geral do Vila Romana e Mediterrâneo Park Hotel, e moradora de Três Lagoas há 23 anos.

Por: Gabrielli Pinha.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.