A Arauco, empresa chilena, com planos de construir uma fábrica de celulose com capacidade de produzir por ano, 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada, no município de Inocência, em Mato Grosso do Sul, apresentou seu balanço anual de ações e perspectivas para 2024.
O anúncio aconteceu durante um evento que começou no final da manhã desta quinta-feira (30) no Hotel Deville Prime, em Campo Grande. De acordo com os dados, o ano se encerra com avanços importantes e ótimas perspectivas relacionadas ao Projeto Sucuriú, que se trata da primeira fábrica de celulose da empresa no Brasil, que será inaugurada em Inocência.
Durante encontro, que reuniu diretores da empresa e jornalistas, os executivos declararam que a produção de celulose no Brasil é mais vantajosa que no Chile, pelas próprias condições climáticas e geográficas. Além disso, a fábrica deverá contar com 400 mil hectares de florestas de eucalipto para produzir celulose.
FÁBRICA PREOCUPADA COM A POPULAÇÃO
Durante o encontro, a instituição revelou que já está presente no município realizando capacitações educacionais e profissionalizantes, eventos, oficinas de educação ambiental e formação de professores ao longo do ano a fim de desenvolver a comunidade local.
Com o propósito de contribuir com a vida das pessoas e do planeta a partir da natureza e de fontes renováveis, a Arauco atua sempre de forma responsável e transparente. Assim, 2023 foi marcado também por estudos, planejamento e desenvolvimento sustentável das reservas florestais, que representam uma contribuição concreta para a construção de uma economia baseada no consumo de bens e serviços derivados do uso direto e transformação de recursos naturais.
Para conhecer a realidade do município, a Arauco tem realizado escutas ativas com a comunidade, que apontam as expectativas e anseios da população. Periodicamente, as principais lideranças de Inocência são ouvidas para que a empresa conheça valores, crença e tradições dos moradores. Também são realizados encontros periódicos com entidades e empresários da cidade e de toda região para desenvolver alianças e esclarecer dúvidas.
Também, desde a assinatura do Termo de Acordo em 2022, diretores e equipe técnica da empresa têm se reunido com autoridades de Inocência e do governo do Estado, além de entidades como o Sistema S, formado por Sebrae, Sesi, Senac, Senai e Senar, FIEMS, e lideranças da região para planejamentos envolvendo a logística e infraestrutura do município.
ESTUDOS
Este ano também foi marcado para a empresa por estudos, planejamento e desenvolvimento sustentável das reservas florestais, que servirão de contribuição concreta para a construção de uma economia baseada no consumo de bens e serviços derivados do uso direto e transformação sustentável dos recursos naturais.
CRONOGRAMA
A diretoria da empresa está focada na evolução do Projeto Sucuriu, conforme o cronograma apresentado aos jornalistas. Em junho de 2022 foi realizada a assinatura dos termos de acordo com o Governo do Estado e em seguida deu entrada no licenciamento ambiental. Após esses primeiros passos, a Arauco se empenhou em várias ações, das quais a realização da Audiência Pública ocorrida em em 21 de setembro deste ano, onde foi apresentado o RIMA – Relatório de Impacto Ambiental.
A previsão para que seja concedida a licença de instalação é para o próximo ano, enquanto em 2025 o início da construção para em 2028 a conclusão e o start up da operação da fábrica.
ARAUCO PENSA NO MEIO AMBIENTE
Sendo a primeira empresa florestal do mundo a ser certificada como carbono neutro, as fazendas da Arauco em Mato Grosso do Sul também contam com certificação FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece o manejo florestal ambientalmente adequado.