A Prefeitura de Chapadão do Sul realiza nesta quarta-feira (6) a coleta seletiva do lixo seco, que são os materiais recicláveis em toda a cidade. A medida se deve ao crescimento a todo vapor da cidade e, com isso, aumenta também a responsabilidade da prefeitura com o meio ambiente.
Para que a coleta seletiva seja eficaz, é importante que a população faça a sua parte e separe o lixo corretamente. Cada morador deve ter em casa um recipiente ou saco para o lixo seco e outro para o lixo orgânico e rejeitos.
Segundo o site Diário Chapadense, o lixo seco é todo material que pode ser reaproveitado, como caixas de leite, garrafas, embalagens plásticas, caixas de papelão e papeis em geral. Já o lixo orgânico são restos de alimentos, sujeira da casa e fezes de animais domésticos.
É importante lembrar que a coleta convencional (orgânicos e rejeitos), é realizada de segunda a sábado (exceto quarta). A coleta seletiva (recicláveis) ocorre as quartas, portanto, o resíduo deve ser colocado para fora na terça à noite. Todo resíduo deve ser devidamente embalado, caso contrário não será coletado.
Para tirar dúvidas sobre a coleta seletiva, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA) pelo telefone (67) 3562-1821.
SOS Coleta
A Prefeitura de Chapadão do Sul também criou o SOS Coleta, um canal de comunicação com a população para resolver de forma rápida possíveis falhas que possam ocorrer na coleta de resíduos domésticos. O SOS Coleta também orienta os munícipes sobre a coleta seletiva.
Para entrar em contato com o SOS Coleta, basta mandar um WhatsApp para o número (67) 9-9618-3431. Você pode pedir orientações, fazer reclamações, mandar fotos, informar sobre falhas de coleta em sua residência e tirar dúvidas sobre quais horários o caminhão de lixo passa em seu bairro.