25.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de outubro de 2024

Peritos papiloscopistas fecham o ano em mutirão de inclusão no estado

A categoria dos peritos e peritas papiloscopistas de MS terminou o ano de 2023 fazendo ação social em favor da população mais afastada dos centros urbanos. A categoria paricipou do Dia D da Identificação Civil no dia 3 de dezembro passado, uma ação do governo estadual com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Dezenas de peritos e peritas apiloscopistas dedicaram seu conhecimento e habilidades em atendimentos simultâneos em diversas cidades do Estado.

Fotos: Divulgação

Durante um dia inteiro, integrantes da categoria se dedicaram para garantir carteira de identidade para quem mor em assentamentos rurais, em diferentes rincões de MS. A ação contemplou assentamentos de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Coxim, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Ivinhema, Naviraí, Itaquiraí e Ponta Porã.

A população sul-mato-grossense testemunhou, mais uma vez, uma mobilização eficaz para facilitar a obtenção de documentos de identificação civil para os moradores dos assentamentos. O mutirão para emissão de RG contou com o apoio estratégico das prefeituras locais, como foram os casos de atendimento nos assentamentos Monjolinho, Santa Amélia, Aldeia, Mutum, Pedra Bonita, Villa Real, Santa Guilhermina, Santo Antônio, Tejim, São Sebastião e Itamarati.

Fotos: Divulgação

Gente com identidade

Danielle Bueno, presidente do Sindicato dos Peritos e Peritas Papiloscopistas de MS (Sinpap/MS) comenta que a participação da categoria em mais este evento de inclusão mostrou a importância do Dia “D” da identificação civil, e também o papel central desempenhado pelos peritos papiloscopistas na identificação humana.

“São profissionais dedicados à identificação humana e forense e desempenham um papel fundamental e estratégico na segurança pública. Na parte civil garantem que cada pessoa tenha acesso à documentação necessária para participar plenamente da vida em sociedade”, afirma Danielle, destacando o compromisso do governo estadual com a inclusão e igualdade para todos, que foi reforçado por meio da atuação decisiva e indispensável desses especialistas, com apoio funcional e estratégico da SEJUSP.

Fotos: Divulgação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.