16.4 C
Três Lagoas
sábado, 20 de julho de 2024

No governo Lula, uso de jatinhos da FAB já ultrapassou mais de 2 mil viagens em 2023; Flávio Dino (PSB) fez 95 voos

Uso de jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) por políticos brasileiro neste ano do governo Lula já ultrapassou mais de 2 mil viagens ao longo de 2023.

Conforme publicado pelo site Diário do Poder, os dados mais recentes, referentes ao fim da semana passada, apontam que o número de voos já ultrapassou a marca de 1.996.

A presidência da Câmara dos Deputados lidera o ranking de requisições, com 133 voos. Na sequência, está a presidência do Congresso Nacional, com 111 viagens.

Na Esplanada dos Ministérios, o Ministério da Defesa acionou os jatinhos por 99 vezes.

No entanto, apenas três desses voos foram realizados pelo titular da pasta, general Paulo Sérgio Nogueira. Os outros 96 voos foram utilizados por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), é o ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que mais utilizou os jatinhos da FAB, com 95 voos.

O ministro da Secretaria de Governo, Márcio França (PSB), que também é governador de São Paulo, realizou dois voos na FAB, enquanto ainda não havia sido nomeado para o cargo.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), realizou 24 voos na FAB, incluindo um trecho de 25 minutos entre Brasília e Goiânia.

Críticas

O uso de jatinhos da FAB por autoridades públicas tem sido criticado por alguns setores da sociedade, que consideram a prática um desperdício de recursos públicos.

Defesa

O governo federal defende o uso dos jatinhos da FAB para autoridades públicas, alegando que a medida é necessária para garantir a segurança e a agilidade dos deslocamentos.

A FAB afirma que os voos são realizados de acordo com critérios objetivos, que levam em consideração a necessidade de segurança, a urgência da viagem e a distância a ser percorrida.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.