Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi anunciado nesta quinta-feira (11) como o novo ministro da Justiça do governo Lula. Ele substitui Flávio Dino, que assumirá uma cadeira no STF em fevereiro.
Lewandowski se reuniu com Lula e Dino na noite de quarta-feira (10) para aceitar o convite. O anúncio foi feito pelo próprio presidente em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
“O Ricardo Lewandowski é um jurista de renome internacional, com uma trajetória brilhante na magistratura. É uma pessoa de grande integridade e competência, que vai honrar o Ministério da Justiça”, disse Lula.
Lewandowski se aposentou do STF em abril de 2023, após completar 75 anos. Ele é considerado um jurista progressista e tem sido elogiado por sua defesa dos direitos humanos e da democracia.
A escolha de Lewandowski foi bem recebida por políticos e juristas. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, disse que o ex-ministro é “uma figura de grande relevância para o Direito brasileiro”.
“É uma escolha que demonstra o compromisso do presidente Lula com a defesa da democracia e dos direitos humanos”, afirmou Simonetti.
O novo ministro da Justiça terá a missão de conduzir a pasta em um momento de desafios, como a crise na segurança pública e a luta contra a corrupção.