A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) classificou como “gastos despudorados” as despesas criadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela primeira-dama, Rosângela Silva, conhecida como Janja.
Em entrevista ao podcast do Diário do Poder nesta semana, Kicis afirmou que os gastos de Lula e Janja são incompatíveis com o discurso petista de que a classe média gasta demais com luxos.
“O que o Lula e a Janja, que o pessoal com toda razão chama de ‘Esbanja’, fazem? Torram o dinheiro do povo. Querem avião novo!”, disse Kicis.
“O povo brasileiro está vendo seu dinheiro gasto com viagem, sofá… gastança horrorosa, sem nenhum pudor. É despudorada”, cravou Kicis.
A deputada federal é presidente da Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados. Ela comemorou a atuação da comissão para impedir o que chamou de “AeroLula 2.0”, um plano do governo federal de comprar um novo avião presidencial, avaliado em pelo menos R$ 500 milhões.
Meses após a posse, Lula anunciou planos de comprar um enorme Airbus para substituir outro (menor) que ele mesmo comprou, em 2003. A compra do novo avião foi criticada por parlamentares de oposição, que alegam que o governo deveria priorizar gastos sociais.
Após a repercussão negativa, o governo federal recuou e anunciou que a compra do novo avião seria adiada.