24.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Escorpiões tomam conta do centro de Três Lagoas, assustam comerciantes e colocam a vida da população em risco

Como se não bastassem os problemas do dia-a-dia que precisamos enfrentar, ainda surgem vários outros obstáculos. Além da dengue, a população de Três Lagoas também tem enfrentado problemas com escorpiões. Antes as denúncias mostravam que alguns bairros eram atingidos, mas o problema já se alastrou até o centro da cidade, provavelmente devido ao abundante matagal em terrenos no centro da cidade, como mostram as fotos da galeria abaixo. Por incrível que pareça, esse imóvel que parece estar abandonado pelo proprietário, está localizado atrás da empresa Su Copy.

Escorpiões tomam conta do centro de Três Lagoas, assustam comerciantes e colocam a vida da população em risco

DENÚNCIAS

Mesmo com dedetizações em dia, as denúncias que chegam até a redação do Perfil News, mostram que os comerciantes já não sabem mais o que fazer e pedem alguma solução ao Poder Público. Uma das denúncias diz que chegou a informar o caso ao município, mas uma servidora se limitou em apenas dizer para as pessoas irem trabalhar de sapato fechado, não demonstrando que o problema poderia ser resolvido.

A comerciante Christiane Caruzzo Tasinazzo Marin, topou conversar com o Perfil News, ela tem uma loja localizada na Rua Bruno Garcia, no Centro de Três Lagoas. Christiane contou que vários escorpiões já apareceram em seu comércio.

Escorpiões tomam conta do centro de Três Lagoas, assustam comerciantes e colocam a vida da população em risco

“Desde o ano passado estamos sofrendo aqui com o aparecimento constante de escorpiões. Temos um gato que mora dentro do nosso estabelecimento e a maioria das vezes ele mesmo matava os bichos. Resolvemos então dedetizar a loja, pois nosso fluxo é muito grande. Temos sete funcionários e atendemos de 200 a 300 pessoas por dia. O que aumenta o perigo aos nossos clientes”, disse.

Ainda de acordo com a empresária, ela já reclamou com agentes de saúde, mas nada foi resolvido. A comerciante relata que, no fundo da loja, existe um terreno baldio, o que faz aumentar ainda mais o aparecimento dos escorpiões.

Escorpiões tomam conta do centro de Três Lagoas, assustam comerciantes e colocam a vida da população em risco

SAPATO FECHADO

“O pessoal que trabalha com controle da dengue sempre passa aqui e reclamamos direto sobre o aparecimento dos escorpiões. A última visita que tivemos eu mesma relatei que tem um terreno que faz fundo com nosso muro e de mais alguns comércios aqui em volta. A agente me relatou que tinha acabado de sair de lá e chamou atenção do proprietário. Ela nos pediu para trabalharmos de sapato fechado, pois o centro da cidade está infestado de escorpiões”, explicou.

Chistiane diz que já não sabe mais o que fazer, pois já dedetizou a loja e mesmo assim, os escorpiões continuam aparecendo, colocando a vida dela, de seus colaboradores e dos clientes em risco.

“Estou entrando em contato porque isso já é uma coisa que está passando dos limites. São vidas de pessoas em risco. Não tenho certeza também se o ninho está neste terreno. Mas é uma probabilidade muito forte. Todos os vizinhos ao nosso redor também estão achando os animais em seus comércios. Gostaria de alguma providência dos órgãos responsáveis”.

PICADA FATAL

Não é a primeira vez que o Perfil News relata a proliferação de escorpiões não só em Três Lagoas, mas também em cidades próximas, inclusive, a morte de uma menina de 6 anos que morreu após ser picada.

O fato aconteceu em setembro do ano passado, quando uma menina de seis anos, moradora de Brasilândia, foi picada por um escorpião. Devido à gravidade, a criança foi encaminhada para o Hospital Regional de Três Lagoas, onde não resistiu e acabou morrendo.

Como explica o vídeo abaixo, os escorpiões podem se “fingir de mortos” ficando imóveis como instinto de sobrevivência, e ao serem tocados, atacarem. Por isso, tome cuidado, oriente os familiares, ensine as crianças a não mexerem e chamarem o responsável caso vejam e nunca toque ou tente pegar, o ideal é que alguém experiente faça isso.

OUTROS CASOS

Há alguns meses, o Perfil News contou o relato de uma leitora de 30 anos. A vida da mulher virou um pesadelo. Com criança e idoso morando no imóvel, ela diz que já não sabe mais o que fazer para se livrar das infestações localizadas ao lado da casa que reside.

Moradora do Bairro Santo André, em Três Lagoas, a leitora explica que mora no imóvel com o marido, a filha de um ano e o avô, um idoso de 83 anos. Vários escorpiões têm aparecido no imóvel da moradora. Em 10 meses, ela já realizou três dedetizações que não adiantaram.

Em Mato Grosso do Sul, em 10 meses, cinco pessoas morreram vítimas de picadas de escorpiões. Acidentes com os animais peçonhentos são mais comuns nos meses de verão, devido ao calor, umidade e período de reprodução.  

O calor exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos.

Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.