Evento reuniu entidades do setor elétrico para discutir sandboxes tarifários
Durante o workshop promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), para discutir a 1ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários, a presidente do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen-MS), Rosimeire Costa, falou sobre os projetos em estudo e pediu que se busquem resultados para melhorar a condição do consumidor de energia elétrica.
“Nós que trabalhamos com regulação precisamos simplificar esse serviço, não precisamos de propostas mirabolantes de tarifas. Elas têm que ser transparentes, claras, como devem ser quaisquer políticas públicas de energia elétrica no Brasil. Nós analisamos os 14 projetos e alguns nos preocupam, pois eles não indicam quem vai pagar a diferença dessa ou daquela atitude. Não pode mais ser o consumidor cativo. Toda iniciativa que venha para harmonizar essas questões são válidas”, argumentou Rosimeire.
A presidente do Concen-MS também voltou a falar sobre a proposta da tarifa fixa de energia, implantada com sucesso em países vizinhos, como a Colômbia. “Energia em pré-pagamento, fixa, em que eu sei o que tenho que guardar, o que eu posso utilizar no lazer, nas outras necessidades. Fica muito mais transparente, pois o consumidor consegue gerenciar”, disse.
O evento, ocorrido em Brasília (DF), reuniu ao longo do dia representantes de agências reguladoras estaduais, distribuidoras, órgãos de fiscalização, conselhos de consumidores e demais entes envolvidos nos projetos, interessados em debater e compreender os impactos dessa nova abordagem regulatória no setor elétrico.
Os projetos das distribuidoras e o andamento da avaliação foram apresentados na programação da tarde, direcionada aos Conselhos de Consumidores, quando participaram lideranças e técnicos da ANEEL, dirigentes do Conselhos de Consumidores das distribuidoras de energia e técnicos da Associação de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE).
O workshop proporcionou um ambiente para a troca de conhecimento e experiências sobre os 14 projetos-pilotos em execução, além de discussão acerca de questões relacionadas à inovação, flexibilização tarifária e novos modelos de negócio. Mato Grosso do Sul ainda não conta com projeto aprovado no sandbox tarifário.