Foi lançada na última sexta-feira (23), a construção do Centro Integrado Sesi Senai (CISS) em Ribas do Rio Pardo.
O CISS visa aprimorar a qualificação técnica e profissional no município, uma cidade que experimentou um crescimento econômico significativo após a instalação de uma indústria de celulose.
Conforme o site G1 MS, com investimentos exclusivos da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), este centro de capacitação está orçado em cerca de R$ 58,5 milhões, incluindo despesas com construção, mobiliário e equipamentos.
A Fiems revelou que a unidade será construída nas proximidades da rodovia BR-262, em uma área de 6,1 mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos: um destinado à educação básica tecnológica do Sesi e outro voltado para o ensino técnico e superior do Senai.
No setor do Sesi, serão erguidas salas de aula convencionais e temáticas para as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, robótica, matemática e linguagens, além de uma “sala maker” e um laboratório de informática. No Senai, serão disponibilizadas salas de aula e laboratórios para disciplinas relacionadas à informática, química, celulose, automação, elétrica e metrologia. Além disso, serão construídas duas oficinas: uma automobilística e outra mecânica, juntamente com uma área multiúso para construção.
A Escola Sesi de Ribas do Rio Pardo será aberta para os dependentes de trabalhadores das indústrias e para a comunidade local, com capacidade para atender 850 alunos no ensino fundamental e médio, sendo que 500 alunos serão admitidos já no primeiro ano de operação.
Estima-se que as obras sejam concluídas em 18 meses. O empreendimento foi anunciado em 2021, quando a prefeitura realizou a doação de uma área pública para a construção do CISS.