O ex-comandante da CPA-2 e atual secretário-geral da Prefeitura de Três Lagoas, coronel Gil Alexandre, juntamente com o comandante do CPA2 (Comando de Policiamento de Área), Mauro César Ormay, realizam curso de instrução de primeiros socorros a policiais militares e agentes de trânsito nesta quinta-feira (21).
O coronel Gil Alexandre que há mais de dois anos ficou a frente do CPA 2, recentemente ele deixou a frente do comando quando assumiria a Corregedoria da PM, mas após um convite do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), agora, o oficial está à frente da secretaria Geral do município.
A cidade de Três Lagoas registra um alto número de acidentes no trânsito. Pensando em como poderia ajudar a minimizar esses impactos no município, Gil Alexandre se reuniu com os agentes e com o apoio do atual comandante da CPA-2, o Coronel Ormay, eles perceberam, através de um estudo, que muitos policiais e agentes não tinham conhecimento sobre atendimento de primeiros socorros às vítimas de acidente de trânsito.
Devido a quantidade de ocorrência que a cidade registra, nem sempre o atendimento das equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros são rápidas. Pensando nisto, Gil Alexandre e o Coronel Ormay, através dos seus respectivos setores estão promovendo um curso de instrução aos policiais militares e aos agentes de trânsito.
“Bem, vou falar pelo lado da Prefeitura. Então, foi viabilizado esse curso através do CPA e com o apoio da Prefeitura, o qual é o atendimento pré-hospitalar. Tanto os policiais militares quanto os agentes municipais de trânsito, eles chegam em acidentes, em alguns sinistros, em que ali os condutores têm uma certa lesão. E eles chegam antes nesses sinistros. Então, já daqui até o final do curso, da instrução, eles já vão estar aptos a dar esse atendimento pré-hospitalar. Ou seja, numa imobilização. É o atendimento inicial até a chegada do Corpo de Bombeiros do Samu. Então, por esse motivo, nós estamos especializando esses 20 homens do Deptran”, explica Gil Alexandre.
As instruções de primeiros socorros aos servidores aconteceram na sede do 2º Batalhão da Polícia Militar e o encerramento acontece nesta tarde de quinta-feira. Gil Alexandre também adianta que tem planos futuros para especializar outros servidores.
“Pretendo mais para frente trazer outros cursos, envolver tanto a Polícia Militar, se eles quiserem, é claro, e os agentes municipais de trânsito. O que nós estamos pensando mais adiante é o risco, que é a resposta imediata às situações de crise. Isso é um curso que a gente está pensando de trazer o pessoal do BOPE para ministrar. Então, qual é o objetivo nosso? É a especialização realmente do servidor, seja ele do servidor estadual, servidor municipal, mas essa especialização para o melhor atendimento para a sociedade Três Lagoas”, disse.