As oportunidades de colocação profissional no mercado de trabalho sul-mato-grossense em um período de pleno emprego foram o tema debatido pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, no segundo dia de palestras do Fórum do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul.
Segundo o diretor do Senai, cada vez mais as indústrias do Estado têm buscado profissionais que combinem competências técnicas com as habilidades comportamentais. A maior demanda é por técnicos de controle e planejamento de produção, sistemas e aplicações, eletrônica e operação e monitoramento de computadores. Nesse contexto, o Senai oferece uma série de cursos gratuitos de qualificação para ajudar o trabalhador a se colocar no mercado ou alçar novos postos.
Ao elogiar o nível das palestras, Mangialardo destacou a oportunidade, criada pelo fórum, de diálogo entre os setores laboral e patronal, mediado pelo poder público. “Com isso, a gente abre um leque de oportunidades. Nesse processo, o Senai segue na vanguarda, ajudando não só os colaboradores que querem se requalificar ou buscam o primeiro emprego, mas também aqueles que estão no mercado de trabalho há algum tempo e querem melhorar seu nível de renda”, afirmou.
O fórum, que encerra nesta quinta-feira (21/03), em Campo Grande, reúne representantes de empresas, sindicatos, instituições de ensino e órgãos públicos e privados. O foco das discussões é disseminar informações sobre oportunidades de emprego, programas de capacitação no setor produtivo e perspectivas de crescimento empresarial nos próximos anos.
Além de ciclo de palestras, os participantes do fórum puderam visitar estandes do Sistema Fiems para conhecer soluções voltadas ao mercado de trabalho. O 1º Fórum do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul foi realizado no Centro de Convenções e Exposições Rubens Gil de Camilo.