Marcelo Marino da Silva denunciou na terça-feira (26), um total descaso e desrespeito durante o atendimento que deveria ser de até 15 minutos em dias normais e de 20 minutos em dias de pico na agência do Banco Mercantil, localizado na Avenida Olinto Mancini em Três Lagoas.
Segundo denúncias repassadas à reportagem do site Perfil News, à indiferença com os clientes, principalmente com aposentados, vêm ocorrendo há tempos, principalmente os idosos, que chegam à agência por volta das 8h recebendo atendimento da instituição bancária somente por volta das 13 h.
Na terça-feira não foi diferente com Silva, que teria ido ao banco para receber seu benefício, chegando ao local às 10h48, conforme mostra a senha que retirou e após uma espera em torno de cinco horas, conseguiu ser atendido somente às 15h37.
“Ao retirar minha senha, havia 12 pessoas para serem atendidas e ao reclamar na demora no atendimento, isso após esperar um longo tempo, quando faltavam apenas cinco pessoas na minha frente, eles falaram que eu poderia voltar outro dia (sic)”, relatou Silva, ressaltando a total desconsideração por parte do banco.
“Eu havia tirado o horário de almoço para receber e eles me falaram isso. Perdi meio-dia de serviço. Quatro horas dentro do banco sem almoço e água quente para beber. Um descaso com o consumidor e até o momento sem nenhuma ação por parte do Procon”, desabafou Silva.
FALTA DE ATENDIMENTO HUMANIZADO
Além da demora no atendimento, os clientes do Banco Mercantil ainda têm enfrentado outro problema que é a falta de atendimento humanizado.
A agência tem mostrado uma grande negligência, apresentando péssimas condições de atendimento.
Com altas temperaturas no município, atingindo ontem a casa dos 34°C, conforme o site Climatempo, recentemente o sistema de refrigeração do estabelecimento bancário, além da falta de água gelada, conforme as denúncias feitas ao Perfil News.
Na manhã de ontem, quarta-feira 27, o jornalista Ricardo Ojeda, diretor do Perfil News esteve na agência para falar com a gerência e ao mesmo tempo verificar a procedência das denúncias. Havia no interior da agência 18 pessoas que aguardavam atendimento, uma das quais, uma mão com uma criança no colo. No atendimento duas moças orientavam os clientes nos terminais eletrônicos. Porém no atendimento presencial havia apenas um funcionário à disposição.
A reportagem indagou uma atendente do terminal eletrônico quantos funcionários havia na agência para atender os clientes. A reposta foi que havia apenas um rapaz para tal finalidade. Um outro atendente ainda estava em fase de experiência. Quanto ao sistema de refrigeração e fornecimento de água gelada estava funcionando perfeitamente.
ESTÁ NA LEI
A Lei dos 15 minutos ou Lei da Fila, como é conhecida no Brasil foi aprovada, por unanimidade, pelos vereadores de Três Lagoas em 2005 e conforme o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ainda está em vigor atualmente.
CONFIRA A LEI
Ficam as agências bancárias, correspondentes bancários, correios, financeiras, no âmbito do Município, obrigados a colocar à disposição dos usuários, atendentes suficientes, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável de acordo com o artigo 2º desta lei, excetuadas as casas lotéricas. (Redação dada pela Lei nº 3335/2017)
Para os efeitos desta Lei, entende-se como tempo razoável para atendimento:
I – até 15 (quinze) minutos em dias normais;
II -até 20 (vinte) minutos nos dias de pagamentos dos funcionários públicos, municipais, estaduais e federais, de vencimento de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos municipais, estaduais e federais; (Redação dada pela Lei nº 2704/2013)
III- até 25 (vinte e cinco) minutos em véspera ou após feriados prolongados; (Redação dada pela Lei nº 2704/2013)
O QUE FAZER AO SENTIR-SE PREJUDICADO
Em contato com o Procon, a reportagem do site Perfil News foi informada que o cliente que sentir-se lesado com a demora no atendimento, pode ir ao Procon, localizado na Rua Orestes Prata Tibery, nº 1762 – Jardim Primaveril, com o bilhete ou senha fornecidos pela agência, protocolado e carimbado pelo atendente, onde consta, impresso, horário de recebimento da senha de atendimento e registrar uma reclamação e o banco denunciado será multado por não estar respeitando a Lei.
(*) Nota da redação: A direção do Perfil News reserva espaço para quaisquer manifestação do Banco Mercantil do Brasil.