Uma estratégia adotada pela Suzano para auxiliar motoristas que apresentam sinais de fadiga, são as Salas de Estimulação contra o Sono. Em funcionamento há alguns anos, as salas são estruturas montadas com uma série de equipamentos que estimulam o foco na atenção e despertam a concentração do colaborador.
Os espaços contam com profissionais treinados que auxiliam os motoristas em exercícios de alongamento, estimulação na bicicleta ergométrica com iluminação apropriada, uso de óculos especial para aumentar a atenção, massagens entre outras medidas. Os condutores ainda passam por uma triagem, com aferição de pressão arterial e teste de reflexos.
O Gerente de Logística da Suzano de Três Lagoas, Gustavo Henning, está na empresa há quatro anos e vem aplicando vários equipamentos tecnológicos para aprimorar o tráfego dos veículos nas rodovias, garantindo segurança para os colaboradores e para a população.
Ao Perfil News, Gustavo explica que as salas de estimulação proporcionam um momento de lazer, descanso, descontração, conscientização, segurança e bem-estar para os motoristas do transporte de madeira.
Ainda segundo Gustavo, muitos atendimentos preventivos são realizados nesses espaços e os motoristas que destes a não seguir viagem por estar em condições de cansaço ou fadiga, pressão arterial alterada, entre outros. Ou seja, potenciais acidentes são evitados diariamente.
A Suzano presa em garantir segurança de suas equipes e para os demais usuários das rodovias. As ações tem como objetivo deixar motoristas atentos e sem sinais de fadiga. O resultado visa reduzir, e muito, os riscos de acidentes nas estradas.
MAIS SEGURANÇA
Visando aumentar a segurança nas operações no transporte florestal, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira.
As Câmeras de Fadiga, como são chamadas, são instaladas dentro das cabines dos caminhões e contam com sensores capazes de captar, em tempo real, sinais de cansaço, sonolência, uso de celulares e outras distrações.
O sistema conta com duas câmeras, uma focada no rosto dos motoristas e outra no teto, proporcionando uma visão geral de dentro do veículo. Detectado o sinal de cansaço – por exemplo, uma piscada de olho mais prolongada ou mais de um bocejo por minuto, motorista recebe um alerta sonoro e a Central de Logística Florestal da Suzano, que monitora a frota do transporte de madeira 24 horas por dia, é informada imediatamente sobre o ocorrido.
Caso seja detectado qualquer desvio de atenção, sinal de cansaço, uso de celular, falta de cinto de segurança, entre outros, a Central de inteligência em monitoramento da Logística Florestal entra em contato com o motorista, pelo sistema, para interromper o comportamento inadequado.
Em caso de fadiga, ele ou ela é orientado a procurar um local seguro para estacionar o veículo e descansar ou procurar uma das Salas de Estimulação contra o Sono da empresa.
Além das câmeras internas, o sistema também conta com uma câmera externa, instalada na parte frontal dos caminhões. Os equipamentos possibilitam, por exemplo, o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o veículo invada a pista contrária, além de inibir roubos de cargas.