O Green Santos, maior navio de transporte de celulose do mundo, concluiu sua primeira viagem à China na última terça-feira (9) após deixar o Porto de Santos no dia 4 de março.
O navio deixou o complexo portuário santista com 72 mil toneladas de celulose exclusiva da Suzano, destinadas ao mercado asiático. A embarcação foi entregue no final de 2023 e faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues neste ano.
“A capacidade do Green Santos não apenas otimiza a eficiência logística, mas também contribui para uma redução da pegada de carbono por tonelada transportada”, diz a Suzano, em nota.
De acordo com a empresa, as novas embarcações visam atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo (MS).
CAPACIDADE PRODUTIVA
A unidade, que tem previsão para entrar em operação até junho deste ano, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais e terá sua produção escoada a partir do Porto de Santos.
Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, e terá sua produção escoada a partir da cidade do litoral paulista, onde foi realizado o primeiro embarque do Green Santos.
Para os próximos meses, com expectativa de aumento de produção após uma nova fábrica entrar em operação, a empresa se prepara para iniciar mais transportes com novos navios de magnitude semelhante.
CENÁRIO EXTERNO
A celulose é a base dos negócios da Suzano, uma das principais exportadoras do país. Em 2023, esse produto representou 77% da receita líquida da empresa, sendo que o mercado externo absorveu 93% das vendas totais.
No Brasil, a celulose tem uma participação de 2,8% das exportações, considerando dados de março do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Do total, quase 30% tem como destino a China – o maior importador de celulose do Brasil, bem à frente dos 13,5% do segundo colocado, Estados Unidos.