Uma ação conjunta entre a Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e a Energisa deflagrou na manhã da última quarta-feira (24) uma operação para combater a fraude em medidores de energia em residências e comércios da cidade.
A operação, que contou com a análise de dados da concessionária de energia e o trabalho investigativo do SIG (Setor de Investigações Gerais), identificou diversas irregularidades no consumo de energia em vários pontos da cidade.
A prática, conhecida como “gato”, sobrecarrega a rede elétrica, prejudicando a qualidade do serviço para todos os consumidores, além de aumentar o risco de interrupções e oscilações de energia.
Conforme o site Midiamax, seis imóveis foram vistoriados por peritos para apurar a fraude. No total, três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos à Delegada de Polícia Civil, Paula Barreto. Elas foram liberadas em seguida, mas uma delas foi autuada em flagrante pelo crime de furto mediante fraude.
A Energisa alerta que o furto de energia elétrica, além dos transtornos à rede, pode colocar em risco a vida das pessoas, pois as ligações clandestinas podem ocasionar incêndios e explosões.
Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as perdas por fraude no Brasil são consideráveis, chegando a mais de 31,5 mil gigawatts, energia suficiente para abastecer grande parte do Estado do Mato Grosso do Sul.