23.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Ciclone extratropical deve levar mais chuva e frio para o Rio Grande do Sul, que já enfrenta catástrofe climática

O Estado do Rio Grande do Sul, que ainda sofre com as consequências das enchentes causadas pelo longo período de instabilidade, deve registrar mais chuva nos próximos dias. Isso porque uma frente fria associada a um ciclone extratropical está prevista para trazer a instabilidade e também deve provocar queda na temperatura.

O tempo segue firme na maioria do território gaúcho até amanhã, quarta-feira (8), quando a previsão é de instabilidade em todo o estado, com chances de tempestades, vento forte e redução da temperatura.

VENDAVAL

A formação do ciclone extratropical se dará ao sul da América do Sul, na altura de Buenos Aires, e, segundo meteorologistas, não cruzará o Rio Grande do Sul, mas provocará vento intenso em todas as regiões, podendo atingir entre 60km/h e 70km/h.

Esse fenômeno também dará origem a uma frente fria, trazendo temporais para todo o estado e queda na temperatura, que já será perceptível em toda a região sul do estado na quinta-feira (9). Em Porto Alegre, a temperatura pode variar entre 14°C e 21°C.

Ciclone extratropical deve levar mais chuva e frio para o Rio Grande do Sul, que já enfrenta catástrofe climática

As tempestades que afetam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já provocaram 90 mortes e afetaram 388 dos 497 municípios gaúchos até esta terça-feira (7). A previsão é mais chuva nos próximos dias.

DEFESA CIVIL

Além disso, 155,7 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e 48,1 mil delas estão morando em abrigos, segundo os dados do boletim mais recente da Defesa Civil do Estado, divulgado nesta manhã.

O governo do Rio Grande do Sul ainda contabiliza que 1,367 milhão de pessoas foram afetadas pelo evento climático extremo. Há 361 feridos e 132 desaparecidos.

O Lago Guaíba, que bateu o recorde, tinha na manhã de terça-feira (7) 5,27 metros — quatro metros acima do volume considerado normal. Na segunda-feira (6), o Clima tempo emitiu um alerta sobre o ciclone extratropical, provocando o retorno da chuva no centro-norte do Estado.

Condições de temporais e chuva volumosa são esperadas, em especial, no centro-sul, oeste e noroeste gaúcho.

DADOS DO CLIMATEMPO

Embora o ciclone esteja no oceano, os ventos previstos associados a ele, podem atingir valores de 60 a 80 km/h — mesmo que não esteja chovendo. Nas regiões com risco de temporais, os ventos podem atingir valores próximos a 90 km/h, segundo o Clima tempo.

No domingo (5), o governo federal já havia alertado que a frente fria poderia se tornar uma preocupação. Na próxima quarta-feira (15), a temperatura deve baixar para até 10 °C em algumas áreas do Estado, segundo o BBC.

O comando, que participa da operação de auxílio às vítimas, afirmou que a ideia é acelerar os trabalhos até esta terça (7), já que a frente fria vai piorar as condições de evacuação, além de aumentar o risco de hipotermia em pessoas que estejam aguardando o resgate ao relento ou sob a chuva.

Os meteorologistas do Clima tempo afirmam ainda que a situação de nível de água dos rios do Estado permanece delicada devido à enchente dos últimos dias. E, com o aumento das rajadas, pode haver novamente o transporte de água para muitas regiões do Estado.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.