Na última quarta-feira (8), a Nasa divulgou imagens feitas pelo satélite mais poderoso da agência espacial dos Estados Unidos, o Landsat 8, mostrando as enchentes que estão cobrindo Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O registro detalha praticamente todo o perímetro do município, permitindo visualizar as margens do Rio Guaíba e parte da capital submersa pelas águas.
Os bairros Farrapos, São Geraldo, Centro e Menino Deus aparecem cobertos pela inundação, assim como os estádios do Inter e do Grêmio e o Aeroporto Salgado Filho.
Segundo o comunicado da Nasa e divulgado pelo site Metrópoles, “as precipitações extremas ali se enquadram num padrão mais amplo de mudança que os cientistas do clima esperam ver nesta região devido ao aumento das concentrações atmosféricas de CO2 e outros gases de efeito estufa”.
O satélite Modis também capturou imagens que evidenciam a extensão das enchentes no rio Jacuí, desde Charqueadas, a oeste de Porto Alegre, até sua entrada na Lagoa dos Patos, passando pelo ponto de encontro entre o Jacuí e o Guaíba.
Essas imagens foram produzidas em apoio aos cientistas brasileiros que participam do Programa de Ciências Aplicadas da Nasa.