24.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de julho de 2024

RS entra em alerta máximo sobre novas chuvas, deslizamentos e temperaturas baixas

O Rio Grande do Sul se encontra em estado de alerta máximo devido ao aumento expressivo do volume das chuvas, que causou a elevação significativa do nível dos rios, a iminente ameaça de deslizamentos e a queda das temperaturas.

Conforme o site Metrópoles, as previsões indicam que o Vale do Taquari e o Guaíba podem ultrapassar novamente a marca de 5,5 metros nas próximas 24 horas, configurando-se como outra cheia histórica.

Nesta segunda-feira (13), o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), alertou para a necessidade de “estarmos preparados para possíveis novas situações de destruição nas próximas horas”.

O boletim mais recente da Defesa Civil estadual revela um cenário preocupante: o número de mortes subiu para 147, com 447 municípios afetados pelas chuvas e inundações. Mais de 500 mil pessoas foram desalojadas e o estado também foi atingido por dois tornados com a chegada da frente fria.

Até o momento, 76 mil pessoas foram resgatadas e 127 permanecem desaparecidas. O boletim não registra óbitos sob investigação. O número de feridos pelas chuvas no estado chega a 806.

Na capital gaúcha, Porto Alegre, barricadas foram erguidas nas ruas próximas à orla do Guaíba na tentativa de conter o avanço da água.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.