Foi inaugurada nesta terça-feira (14), em Santa Rita do Pardo, a 38ª Sala Lilás. Esta é a terceira inauguração de 2024.
O espaço foi totalmente planejado para atender vítimas diretas e indiretas de crimes relacionados à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
A sala conta com brinquedos, televisão, sofá confortável, entre outros materiais, visando criar um ambiente acolhedor e motivar as vítimas a denunciar, enquanto seus filhos se distraem sob a supervisão das mães.
Segundo o site Cenário MS, a Sala Lilás foi criada por meio de uma parceria entre o Estado e o Município e funcionará dentro da Delegacia de Santa Rita do Pardo, sendo exclusivamente destinada a esse tipo de atendimento.
“Esta sala representa um avanço significativo no apoio às vítimas de violência. Queremos que elas se sintam seguras e encorajadas a buscar ajuda”, comentou o delegado titular de Santa Rita do Pardo, Lucio Marinho.
A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Secretário Executivo de Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Coronel Wagner Ferreira da Silva; a Assessora de Projetos, Delegada Christiane Grossi; o Coordenador do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Delegado Rogério Fernando Makert Faria; o prefeito Dr. Lúcio Costa e a primeira-dama Dixie Costa. Também participaram autoridades civis, militares, eclesiásticas e a população em geral.
Até o momento, já foram criadas Salas Lilás nos seguintes municípios: Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Água Clara, Amambai, Caarapó, Bonito, Terenos, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Deodápolis, Glória de Dourados, Costa Rica, Angélica, Ladário, Camapuã, Eldorado, Iguatemi, Bandeirantes, Sonora, Chapadão do Sul, Miranda, Porto Murtinho, Anaurilândia, Anastácio, Paranhos, Selvíria, Sidrolândia, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Douradina e Vicentina.