Campanha promovida pelo Shopping Campo Grande destinou doações à Casa da Mulher Brasileira
Essencial na rotina das mulheres, os absorventes íntimos muitas vezes são produtos de higiene pessoal de difícil acesso, diante de várias circunstâncias. Com foco no fomento à dignidade menstrual, o Shopping Campo Grande realizou entre os meses de março e abril de 2024, campanha de arrecadação de absorventes. A iniciativa integra a ação Empodera Ela, realizada em alusão ao ‘Mês da Mulher’.
A arrecadação de cerca de 1.200 absorventes foi destinada à Casa da Mulher Brasileira, referência no atendimento às mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.
A entrega dos itens ocorreu na manhã da última sexta-feira (23) e contou com as presenças da subsecretária Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini e da gerente de Marketing do Shopping, Gabriella Alves. “Cada ação de responsabilidade social desenvolvida pelo Shopping comprova o poder de adesão do público e dos lojistas. A cada ano superamos as expectativas e ampliamos as arrecadações, fortalecendo a premissa de que o Shopping não é apenas um centro de compras e entretenimento, mas também um espaço de disseminação de boas práticas. Ficamos muito felizes em saber que por meio de uma iniciativa, vamos levar conforto a muitas mulheres”, avalia Gabriella.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância), com mulheres que menstruam, cerca de 62% já deixaram de ir à escola ou algum outro lugar devido à menstruação e 73% se sentiram constrangidas no período. Ao regionalizar o tema, a situação se agrava ainda mais quando se trata de mulheres vítimas de algum tipo de violência. Logo na recepção da Casa da Mulher Brasileira, uma caixa com unidades de absorventes está disponibilizada para mulheres que chegam ao local fragilizadas, muitas vezes apenas com a roupa do corpo. Além disso, muitas famílias assistidas pela instituição recebem cestas básicas que contam com o absorvente como item. “Recebemos mulheres que saem de casa sem nada, chegam aqui apenas com o que estão vestindo e sabemos o quanto o absorvente é um item de extrema necessidade. Ficamos muito felizes com essa parceria com o Shopping Campo Grande e agradecemos, pois, são produtos que serão destinados a quem realmente necessita”, pontua a subsecretária Carla Stephanini.
Casa da Mulher Brasileira
Esta é a segunda vez que o Shopping realiza a campanha voltada à dignidade menstrual e destina a doação à instituição. Em 2023 foram arrecadados aproximadamente 500 absorventes e nesta edição o número de arrecadações mais que dobrou. A atuação aliada com a Casa da Mulher Brasileira ocorre em reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pelo local, pioneiro no Brasil.
A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi a primeira a ser inaugurada no País, em 2015, com foco no fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio de atendimento integral, humanizado e especializado às mulheres.
Entre 2003, quando foi inaugurada e abril deste ano, o local já atendeu cerca de 494 mil ocorrências, entre atendimentos na recepção com retorno, atendimentos encaminhados a setores integrados, boletins de ocorrência por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, concessão de medidas protetivas, Patrulha Maria da Penha e atendimentos via Ministério Público. Somente entre janeiro e abril de 2024 foram mais de 68.700 atendimentos.
A Casa da Mulher Brasileira atua de maneira transversal, com atendimentos em setores psicossocial, transporte, alojamento e autonomia econômica, via Funsat. Também atua com aporte da Polícia Militar, Guarda Municipal, 72° Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e 3° Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Solidariedade
Seguindo seu compromisso social e em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Shopping Campo Grande, em parceria com o programa Mesa Brasil SESC e CUFA (Central Única das Favelas), realiza a arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal, água potável, leite em pó, cobertores e roupas e calçados em bom estado, que serão doados à comunidade do estado afetado pelas chuvas. As doações podem ser feitas na caixa localizada em frente ao SAC (próximo à Renner).