27.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Com temperaturas abaixo de 15°C em MS, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde

Temperaturas abaixo dos 15°C passaram a ser registradas em Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas o frio também chegou. A semana começou com os termômetros registrando 15°C, mas devem cair ainda mais, podendo atingir a mínima de 9°C nos próximos dias, de acordo com o Clima Tempo.

Com temperaturas abaixo de 15°C em MS, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde

Com isso, o frio indica cuidados necessários com a saúde, especialmente com crianças e idosos. Proteção contra o frio, hidratação, vacinação e alimentação são as principais dicas do especialista para evitar problemas de saúde mais graves.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Nessa época, aumenta a preocupação com as doenças respiratórias e é preciso manter alguns cuidados mínimos para que esta época não acabe gerando problemas para a população idosa. Seja para crianças ou para os iodos, o principal conselho é se vacinar.

Com temperaturas abaixo de 15°C em MS, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde

O vírus influenza é causador da gripe, caracterizada por febre alta associada à coriza e tosse, dores musculares e de cabeça, podendo evoluir para quadros graves como pneumonia. Já o resfriado comum é causado por outros vírus, como o rinovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR), e envolve sintomas mais leves, como congestão nasal, coriza, febre baixa e dor de garganta.

Os dias frios levam as pessoas a permanecerem mais em locais fechados, o que propicia o aumento da transmissão das doenças virais, inclusive a covid-19. Dicas de higiene e de etiqueta respiratória aprendidas durante a pandemia, como cuidado ao lavar as mãos, limpeza com álcool em gel, uso voluntário de máscaras por quem estiver com sintomas gripais e mesmo o isolamento ajudam a evitar a contaminação pelos vírus.

Exercícios, hidratação e vitamina D

Entre os idosos, há preocupações a mais. No inverno existe o aumento das reclamações de doenças osteoarticulares. A atividade física quebra esse ciclo de imobilidade, então diminui as chances de dores. Quanto mais sedentário o idoso fica, piores as dores. Atenção especial também com doenças cardiovasculares, pois temperaturas mais baixas causam a contração dos vasos sanguíneos.

A hidratação também é relevante no período. Além da ingestão de líquidos. Os banhos têm que ser rápidos e a temperatura da água precisa estar amena, morna. O consumo de vitamina D também é relevante; por isso, é recomendado incluir na alimentação fígado, sardinha, gema de ovo e cogumelos.

Quando procurar um médico?

Em um período de tantas pessoas resfriadas, com rinite, gripes, doenças alérgicas, sinusites ou doenças mais graves, os casos leves devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, os moderados nas Unidades de Pronto Atendimento e os graves nos hospitais. O Samu também está preparado para fazer o resgate em casos de urgência.

Com temperaturas abaixo de 15°C em MS, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde

Dicas de saúde para o período frio:

  • Limpar bem o ambiente
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados
  • Lavar sempre as mãos
  • Cuidar da alimentação e da hidratação
  • Manter o cartão de vacinação em dia
  • Utilizar roupas e agasalhos adequados
  • Proteger as extremidades do corpo com tocas, luvas, mantas e outros acessórios
  • Praticar exercícios físicos
  • Ampliar o consumo de alimentos ricos em vitamina D
  • Hidratar-se com sopas, caldos e bebidas quentes
  • Hidratar a pele
  • Utilizar cobertores para reter calor durante o sono.

Foto capa: Isabella Noronha

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.