Nesta semana, a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encaminhou representantes para participarem da formação do programa do governo federal “Criança Alfabetizada”. Taiza Silveira, Formadora do Programa no Município, e Cristina Dameão, Coordenadora Municipal, estiveram presentes no evento.
O Programa Criança Alfabetizada, resultado de esforços conjuntos entre União, estados, Distrito Federal e municípios, tem como objetivo garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca assegurar que 100% das crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa se dedica à recuperação da aprendizagem de crianças do 3º, 4º e 5º ano, que tiveram o processo de alfabetização afetado pela pandemia de COVID-19.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) coloca estados e municípios como protagonistas na construção de soluções para os desafios da alfabetização infantil. Com essa ampla rede de atores, é possível reconhecer as desigualdades e diversidades territoriais do Brasil e desenvolver políticas específicas para cada região.
Dentro do programa, a ação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) visa possibilitar que os profissionais desenvolvam, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas.
A participação de Brasilândia neste programa destaca o comprometimento com a educação e o futuro de suas crianças, garantindo que todas tenham acesso a uma alfabetização de qualidade.