24.9 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro de 2024

Operação da maior fábrica de celulose do mundo começa em julho, em Ribas do Rio Pardo

O anúncio foi feito pelo Diretor Executivo de Finanças e de Relações com Investidores, Marcelo Feriozzi Bacci, através de uma publicação de fato relevante na tarde de terça-feira, dia 24

O segmento da celulose no Brasil e no mundo está na expectativa aguardando o star-up do Projeto Cerrado, maior fábrica de celulose que a Suzano construiu no município de Ribas do Rio Pardo, no estado de Mato Grosso do Sul. O empreendimento iniciou as obras de infraestrutura em abril de 2021, quando ocorreu implantação do projeto. Porém a construção só foi iniciada em novembro do mesmo ano, após a autorização do Conselho de Administração.

CRONOGRAMA

O projeto foi construído em aproximadamente 30 meses de obras, mobilizando mais de 10 mil colaboradores durante o pico da obra. O engenheiro, Maurício Miranda ficou à frente do empreendimento, como diretor de engenharia do Projeto Cerrado, coordenando uma dinâmica equipe, conseguindo dar celeridade na obra.

Para construir a maior linha de celulose do mundo a Suzano investiu R$ 22,2 bilhões, sendo o maior valor de investimento privado em curso no Brasil. A fábrica terá capacidade para produzir 2,55 milhões toneladas anuais. Além de Ribas, a Suzano possui duas linhas em operação em Três Lagoas, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano.

Somados a produção das três linhas da Suzano, mais os 1,8 milhão de tonelada/ano da Eldorado Brasil, o estado produzirá 7,6 milhões de toneladas/ano de celulose

O funcionamento da fábrica estava programando para acontecer no final deste mês, porém conforme informou o ‘Fato Relevante”, divulgado na tarde de terça-feira, 25, o adiamento para o mês de julho, visa garantir a adequada execução do start-up e o bom desempenho de sua curva de aprendizado. Porém as demais informações e estimativas divulgadas acerca do Projeto Cerrado mantêm-se válidas e inalteradas.

O quadro funcional da nova fábrica de celulose será composto de 3 mil colaboradores diretos e de empresas terceirizadas. Destes a grande maioria são moradores de Ribas do Rio Pardo que passaram por curso de qualificação através de parceria com O Sistema S.

ABAIXO A NOTA DIVULGADA PELA SUZANO

Suzano S.A. (“Companhia” ou “Suzano”) (B3:SUZB3/ NYSE: SUZ), em cumprimento com as disposições previstas no parágrafo 4º, artigo 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada (“Lei das Sociedades por Ações”), com a Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto de 2021, conforme alterada, e em referência ao Fato Relevante publicado em 02 de agosto de 2023, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que o início das operações da nova fábrica de produção de celulose de Ribas do Rio Pardo, localizada no estado do Mato Grosso do Sul (“Projeto Cerrado”) ocorrerá ao longo do mês de julho de 2024.

O Projeto Cerrado está na sua fase final de comissionamento e a Companhia tem por objetivo em seu planejamento garantir a adequada execução do start-up da nova fábrica e o bom desempenho de sua curva de aprendizado. As demais informações e estimativas divulgadas acerca do Projeto Cerrado mantêm-se válidas e inalteradas.

A Companhia reitera dessa forma, por meio da divulgação das informações constantes neste Fato Relevante, seu compromisso com a transparência perante seus acionistas, investidores e o mercado em geral.

São Paulo, 25 de junho de 2024

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.