A professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) do Campus de Três Lagoas (CPTL), Dra Sonia Regina Jurado trabalha há vinte sete e anos no ensino superior e desde sua infância sempre gostou de música e carnaval, tendo morado no Rio de Janeiro, por duas vezes, na infância e o início da fase adulta, onde estudou Ciências Biológicas, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e vivenciou o samba e os preparativos do carnaval nos bairros da Tijuca e Vila Isabel.
Por ter morado no “pé” do morro do Salgueiro, na Tijuca, tem a escola de Samba do Salgueiro em seu coração, tendo no ano de 2000, feito a letra do samba concorrente da escola intitulado “Salgueiro no Mar de Xarayés”. O tema do carnaval daquele ano falava do Pantanal e o samba de Sonia foi escolhido pela Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul para representar o Estado no Rio de Janeiro. Essa composição foi sua primeira experiência como compositora e o samba ficou em 20º lugar.
Em 2000, Sonia também compôs a música “Musa 21”. No entanto, com a correria do dia a dia e as atribuições de professora e pesquisadora na UFMS ficou mais de vinte anos sem fazer composição. Retornou a compor em agosto de 2023 com uma música destinada para participar do Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS, intitulada “Feijuca da Muvuca”, a qual foi uma das finalistas do Festival.
Em março de 2024, participou de um Festival de Samba Autoral denominado “Parças do Samba” no Rio de Janeiro e desde então, a compositora não parou mais de fazer letras de música. Seus gêneros musicais mais apreciados são samba, funk e sertanejo, sendo os preferidos de suas composições.
Com a parceria do maestro e músico Vinícius Bola, as letras de Sonia já foram gravadas por Charlles André (cantor e compositor de mais de 300 letras de sucesso como Tanajura e Camisa 10), Cassiana Pérola Negra (filha de Jovelina Pérola Negra) e Débora Cruz (sobrinha de Arlindo Cruz), dentre outros nomes da música brasileira.
Por estar inserida no mundo do samba, recentemente veio convite para compor sambas enredos concorrentes ao Carnaval 2025 em duas tradicionais escolas do Rio de Janeiro: Estácio de Sá (grupo série ouro) e Portela (grupo especial).
Sonia está entusiasmada com o resultado das duas letras de samba. Considera que as mesmas ficaram muito boas e já começam a ser cantadas pelas pessoas que moram nas comunidades onde as escolas de samba estão inseridas. Comenta também que ficou surpresa em ter sido reconhecida como compositora em tão pouco tempo e o mais incrível foi ter dois convites para composição de samba enredo, de uma escola da série ouro e outra, do grupo especial. E acredita que seu nome ainda possa aparecer em rede nacional como compositora de um desses sambas, pois, os mesmos estão em fase de disputa nas escolas de samba para a escolha do samba enredo campeão que representará ambas as escolas na Marquês de Sapucaí, no Carnaval 2025.
A Estácio de Sá vai falar das belezas naturais e folclore da Amazônia para o Carnaval 2025, com o tema “O Leão se engerou em Encantado Amazônico” e a Portela terá o tema “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”.
Sonia assina ambos os sambas com outros grandes compositores como é o caso de Charlles André, na Portela e, Binho Teixeira, na Estácio de Sá. Os intérpretes dos sambas concorrentes na Estácio de Sá é o experiente Ito Melodia e, na Portela, uma das grandes revelações do samba, Nino do Milênio.
O samba enredo da Estácio de Sá pode ser visto através do link https://youtu.be/1Zx5A7inpW0 e o da Portela conferido pelo link https://youtu.be/eHza4YJvtXs.