21.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de julho de 2024

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal

Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o Brasil 

O contrato spot, modalidade de negócio que ocorre em um curto período de tempo e, geralmente, com início imediato, é muito frequente em commodities agrícolas e está ganhando cada vez mais espaço no mercado florestal. A Reflorestar Soluções Florestais, única empresa prestadora de serviços no país que fornece uma solução totalmente mecanizada em todas as etapas da cadeia de produção florestal, está reforçando a oferta de contratos spot para oferecer a solução adequada para a necessidade de cada cliente.

Estes contratos podem incluir soluções de limpeza de área, derrubada, arraste, traçamento, plantio e outros. O diretor florestal da Reflorestar, Igor Dutra de Souza, explica que, apesar dos prazos mais curtos, a demanda mobiliza os mesmos maquinários e equipe, como se fosse um contrato convencional. “Os contratos spot exigem uma operação de alta eficiência, planejamento detalhado e execução assertiva, geralmente, para início imediato. Por isso, temos sempre máquinas e implementos para atender a essas demandas específicas”, afirma Souza.

A Reflorestar precifica os contratos spot com os mesmos critérios adotados para um contrato convencional. “Acreditamos que os negócios de curta duração são uma oportunidade para apresentarmos a qualidade e a eficiência do nosso trabalho. Por isso, não fazemos distinção entre um e outro contrato. Todos são tratados com a mesma responsabilidade profissional”, garante o diretor florestal.

Vantagens

A flexibilidade e a agilidade proporcionadas pelos contratos spot têm se mostrado particularmente vantajosas para esses segmentos, permitindo que produtores e prestadores de serviços ajustem suas operações de acordo com as condições de mercado.

A colheita de madeira, por exemplo, é um processo complexo que requer coordenação precisa e disponibilidade de mão-de-obra e equipamentos. Os contratos spot permitem que os produtores contratem serviços de colheita de maneira rápida, respondendo imediatamente às flutuações na demanda e nos preços da madeira. “Essa agilidade, oferecida pelos contratos spot, pode resultar em uma otimização do tempo de colheita, minimizando perdas e maximizando a eficiência operacional para o cliente. Por isso, realizamos essa modalidade de negócio em todo o Brasil para atender à necessidade de quem precisa”, explica Nilo Neiva, gerente-geral de operações.

A limpeza de área é outra atividade que pode ser oferecida por contrato spot. Ela é importante na preparação para novos plantios e na manutenção das áreas florestais, garantindo que o talhão esteja pronto para o plantio no momento adequado.

A flexibilidade, agilidade, otimização de processos e transparência nos preços são fatores que tornam essa modalidade de contratação uma escolha estratégica para produtores e prestadores de serviços. À medida que o setor continua a evoluir, a adoção dos contratos spot pode impulsionar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade das operações, fortalecendo o mercado florestal brasileiro.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Em quase 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.