Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento Formação de gestores que atuam na educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental com o público assistido pela educação especial, voltado para gestores das redes públicas de ensino. Com mil vagas disponíveis, o curso é gratuito e será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS. As inscrições devem ser realizadas até 20 de julho neste link.
O foco é garantir práticas inclusivas e equitativas para alunos atendidos pela educação especial. Com uma carga horária de 180 horas, o curso será dividido em seis módulos: marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; gestão escolar: diversidade, acessibilidade e direitos humanos; gestão escolar e acessibilidades; atendimento educacional especializado: construção coletiva e participativa; sala de recursos multifuncionais: financiamento, adesão e gestão de recursos; e o projeto político pedagógico, participação e aprendizagem. O curso inclui palestras on-line, incluindo abertura e encerramento, e atividades práticas.
A diretora da Faculdade de Educação (Faed), Milene Bartolomei Silva, explica que o curso é uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Educação (MEC). “Ele [o curso] busca garantir a formação continuada desses gestores, que podem ser coordenadores, diretores e toda a equipe atuante da educação básica. Esse curso oportuniza a construção de conhecimentos necessários para a área da educação especial, assegurando uma prática mais equitativa. O objetivo é ofertar a formação continuada para esses profissionais da educação e da gestão, buscando estratégias e práticas que atendam à diversidade presente dentro da escola, garantindo a permanência equitativa e inclusiva dos alunos da educação especial”, aponta. “Sabemos que o Governo Federal, por meio do MEC, tem buscado fortalecer a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com o intuito de reconstruir uma escola inclusiva no Brasil e enfrentar todos esses desafios. A Universidade não poderia deixar de participar ativamente na melhoria da educação pública do nosso Estado”.
A professora do Instituto de Matemática Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, que será responsável pela supervisão do curso, explica que a iniciativa fomenta discussões sobre a educação especial, considerando uma perspectiva social da deficiência. “A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, nesta nova gestão do Governo Federal, está adotando uma visão que não abandona o modelo médico nem os laudos, pois são importantes para garantir os direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No entanto, é fundamental olhar para o modelo social, enxergando cada estudante como um ser singular com potencialidades, e não apenas como um indivíduo com as especificações descritas em termos médicos ou nas classificações internacionais”, destaca. “É crucial que deixemos de ver a deficiência como algo padronizado e comecemos a focar nas potencialidades das pessoas, explorando o que está por trás dessas classificações e como podemos trabalhar isso nas escolas”, afirma.
A certificação será digital e concedida aos cursistas que completarem pelo menos 75% da carga horária e todas as atividades obrigatórias.
Para mais informações, consulte a página da Faed ou envie um e-mail para [email protected].
Confira o edital na íntegra:
Por Elton Ricci, UFMS