A ponte Bioceânica, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Puerto Murtinho (Brasil), avança a bom ritmo na sua construção, constituindo um marco na infraestrutura sul-americana
Atualmente, trabalhos cruciais estão em andamento em vários pontos da estrutura. No Pilar nº 13 está sendo realizada a concretagem da segunda viga de contraventamento, com vista para a margem do lago paraguaio. O Pilar nº 14 encontra-se em fase de colocação de armadura em ambos os lados, enquanto na Estaca nº 16 está a ser efectuada a betonagem da verga da cabeceira.
Trata-se de uma obra de grande porte que se constitui como principal elo da Rota Bioceânica, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio.
Este projeto de infraestruturas não só conduzirá a melhorias significativas na conectividade física, mas também promoverá a integração regional. Da mesma forma, facilitará o tráfego fronteiriço e agilizará os procedimentos aduaneiros, o que resultará numa logística mais eficiente e numa maior competitividade económica em toda a região sul do nosso continente.
As obras nas duas margens do Rio Paraguai refletem a relevância da futura passagem de fronteira, a terceira mais importante com o Brasil, ao lado da Ponte da Amizade e da Ponte da Integração, recentemente concluída.
A Ponte Bioceânica, um marco na infraestrutura rodoviária do país, terá 1.294 metros de extensão. Será composto por três trechos: dois viadutos de acesso em cada extremidade do Rio Paraguai e um trecho estaiado de 632 metros, sendo o trecho central de 350 metros.
Todas essas obras, promovidas pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), estão sendo financiadas pela Itaipú Binacional, do lado paraguaio.
Fonte: Mopc-PY; Rota Bioceânica