O ministro do STF, Alexandre de Moraes, ordenou a apreensão do celular de Mariana Eustáquio, filha de 16 anos do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.
Conforme o site Metrópoles, na manhã desta quarta-feira (14), a Polícia Federal executou mandado de busca e apreensão na casa onde Mariana reside com a mãe, no Lago Sul, em Brasília, utilizando viaturas descaracterizadas conforme determinação de Moraes.
O mandado incluiu a apreensão de armas, munições, computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos, bem como a análise do conteúdo desses equipamentos. Moraes exigiu discrição máxima durante a operação e a presença do Conselho Tutelar devido à menoridade de Mariana.
Além disso, Moraes já havia determinado o bloqueio de contas bancárias da filha, alegando que eram usadas para enviar dinheiro para Eustáquio, que está foragido desde 2022 por envolvimento em atos antidemocráticos e atualmente reside na Espanha, aguardando análise de pedido de proteção internacional. Eustáquio afirma que seus filhos foram alvo de tentativa de sequestro no Brasil e nega conhecer os criminosos.
Foragido
Com a prisão decretada desde 2022, no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos, Eustáquio é considerado foragido da Justiça e atualmente mora na Espanha, onde pediu proteção internacional.
Oswaldo Eustáquio aguarda análise do governo espanhol sobre o pedido, que inclui seus dois filhos menores. Caso seja aceito, o blogueiro passará a dispor da assistência gratuita de um advogado, assistência em saúde, além dos documentos espanhóis como solicitante de proteção internacional.
Em suas justificativas para o pedido de proteção internacional, Oswaldo Eustáquio disse que seus filhos teriam sido vítimas de tentativa de sequestro no Brasil. Ele negou conhecer a identidade dos criminosos.