Na divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, a Escola Estadual Rui Barbosa, de Cassilândia, obteve a 1ª colocação nos anos finais do Ensino Fundamental na cidade.
Conforme o site Cassilândia Notícias, junto com a Escola Estadual Jorge Amado, de Chapadão do Sul, a escola alcançou a liderança na Regional-CRE 10, que inclui municípios como Paranaíba e Aparecida do Taboado.
A conquista reflete o esforço e dedicação de toda a comunidade escolar e destaca o comprometimento contínuo com a excelência na educação.
O Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram que Mato Grosso do Sul obteve 5,6 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 4,8 pontos nos anos finais, com o Ensino Médio registrando 4,0 pontos. Todos os resultados ficaram abaixo das metas estabelecidas.
Apesar de alguns estados se destacarem, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância de programas como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral para enfrentar as desigualdades educacionais.
O Governo Federal, por meio do Novo PAC, está investindo R$ 2,5 bilhões na implantação de 100 novos campi de Institutos Federais, com o objetivo de expandir a Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio e criar 140 mil novas vagas.
Sobre o IDEB
O IDEB mede a qualidade da educação com base na aprovação dos estudantes e nas médias de desempenho nas avaliações. Criado em 2007, o índice é atualizado regularmente para definir metas educacionais para estados e escolas. O Inep está atualmente revisando o índice e suas metas para refletir as novas necessidades educacionais.