Na última semana, a Portocel deu início nas operações de embarque de cargas de celulose da Suzano no Porto de Santos que marca a sua primeira movimentação no Terminal 32 (T32), no principal porto do hemisfério sul.
No começo deste mês, conforme a Brasil Fator, 60 vagões de celulose, provenientes do Centro-Oeste e do interior de São Paulo, chegaram ao T32 por via ferroviária. A Portocel é responsável pelo recebimento, armazenamento e embarque destes primeiros volumes embarcados para a China.
Terminal 32 (T32) do Porto de Santos — O T32 acaba de passar por uma reforma que ampliou sua capacidade de armazenagem em cerca de sete mil metros quadrados e adicionou mais quatro linhas à sua malha ferroviária.
Com dois pórticos para descarregamento, a estrutura tem capacidade para 44 vagões com descargas simultâneas. Outro destaque da nova infraestrutura é a ampliação da área de armazenamento em mais de 32%, passando de 21.278,98 metros quadrados para 28.120,09 metros quadrados.
Contratações
A Portocel, que conta com mais de 300 colaboradores em sua unidade em Aracruz no Espírito Santo, contratou recentemente cerca de 50 trabalhadores em Santos, que irão apoiar suas operações na cidade. Com a expansão para Santos, a empresa abre portas para a ampliação de suas atividades em outros Estados.
Portocel
Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado.
Localizado no município de Aracruz (ES), norte do Espírito Santo, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos, como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.