36.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de agosto de 2024

Policiais Civis são homenageados pelo DOF devido aos relevantes serviços prestados na região de fronteira

O departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Polícia Militar realizou nesta segunda-feira, 19/08, a solenidade de entrega da Medalha Águia da Fronteira, que homenageia autoridades civis e militares pelos relevantes serviços prestados na região de fronteira. Pela Polícia Civil, foram agraciados os seguintes delegados: Jairo Carlos Mendes (diretor do Departamento de Polícia do Interior – DPI), Ivan Barreira (diretor do Departamento de Polícia Especializada – DPE), Tiago Macedo dos Santos (Superintendente de Segurança Pública da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP), Thiago José Passos da Silva (Coordenador do DPI) e Marcos Werneck Pereira (adjunto Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira – DEFRON).

A cerimônia, realizada na sede do DOF em Dourados, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o secretário estadual de justiça e segurança pública Antonio Carlos Videira, o secretário estadual de justiça e segurança pública adjunto Ary Carlos Barbosa e o Delegado-Geral da Polícia Civil Lupérsio Degerone Lucio. O evento marcou os 37 anos de criação do Departamento. 

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio, é motivo de orgulho ver os delegados da Polícia Civil recebendo a mais alta condecoração do DOF. “Eu fico muito feliz de ver nossos delegados sendo homenageados, pelo trabalho conjunto e integrado que é feito pelas duas instituições. São pessoas que merecem essa comenda, pelos notórios serviços prestados para a segurança pública de Mato Grosso do Sul. E eu, como delegado-geral, que conheço bem essa fronteira, onde eu trabalhei por quase duas décadas, sei da importância dessa medalha no peito desses policiais que foram agraciados. Isso é resultado, é fruto do trabalho, comprometimento com a segurança pública e também de integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, através do Departamento de Operações de Fronteira”, reforçou.

História do DOF

No dia 28 de maio de 1987, por meio da Resolução n°. 119/87, foi criado o Grupo de Operações de Fronteira (GOF) subordinado, diretamente, à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, para realizar o policiamento ostensivo em toda a região de Fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, no combate aos crimes de roubo e furto de veículos, cargas, gado, narcotráfico, contrabando e descaminho. Em 15 de janeiro de 1996, por força do Decreto Estadual nº. 8.431, passou-se à denominação de Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Atualmente o DOF é regido pelo Decreto Estadual nº. 12.752, de 12 de maio de 2009.

Medalha

A Medalha “ÁGUIA DA FRONTEIRA” foi criada pelo Decreto Estadual nº. 10.781, de 17 de maio de 2002 para ser outorgada a autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao DOF e policiais que se destacaram pelo seu valor pessoal e que contribuíram, decisivamente, para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento. A outorga foi realizada, pela 1ª vez, na comemoração dos 15 anos da Instituição Policial, tornando-se tradição.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.