25.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Três Lagoas criará Comitê de Enfrentamento a Incêndios e Queimadas em vegetação

Uma reunião foi convocada no gabinete do chefe do executivo municipal, Angelo Guerreiro, na manhã desta segunda-feira, 26 de agosto, para um alinhamento inicial da criação de um Comitê de Enfrentamento a Incêndios e Queimadas em Vegetação. A iniciativa foi tomada após diversos relatos de queimadas em estados vizinhos e uma ocorrência que queimou uma grande área entre a primeira e a segunda lagoa na sexta-feira, 23 de agosto, colocando animais e pessoas em risco.

A reunião foi presidida pelo chefe do executivo municipal juntamente com os secretários e diretores das pastas de Finanças, Receita e Controle; Meio Ambiente e Agronegócio; Infraestrutura, Transporte e Trânsito; e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, além dos comandos e representações do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar (PM), Polícia Militar Ambiental (PMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e Defesa Civil. Contou também com a presença da Eldorado Brasil, Metalfrio e MS Gás.

Neste primeiro momento, cada entidade representada na reunião explicou suas dificuldades e ações que já executam neste sentido e apresentaram sugestões para que, em caso de incêndios em vegetação, como cada uma pode dar suporte aos Bombeiros, órgão público habilitado para lidar e comandar ações sincronizadas entre os envolvidos neste comitê. Isso permitirá uma comunicação mais eficiente, ações de conscientização e prevenção a incêndios e queimadas, seja na zona urbana ou rural, além da promoção de cursos de capacitação e formação de uma brigada municipal e maior efetividade na identificação e punição de autores de queimadas criminosas.

Coletando os dados e sugestões apontadas nesta reunião e, após a minuta passar por avaliação do Comando do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, a Procuradoria Jurídica do Município enviará ao prefeito Angelo Guerreiro o decreto para sua assinatura e sanção ainda esta semana, criando o comitê e dando suas diretrizes iniciais, bem como compondo o quadro de membros.

Outras reuniões devem ser agendadas para alinhamento, principalmente para apresentação de fluxos de trabalho que nortearão como cada cenário deve ser enfrentado e o que caberá a cada entidade representada no comitê executar, sempre com orientação do comando do Corpo de Bombeiros.

CENÁRIO DE ALERTA E CUIDADO

De acordo com dados da Defesa Civil, Três Lagoas está em estado amarelo para umidade relativa do ar que tem estado em cerca de 10% na semana passada, e deverá retornar a esses níveis após a passagem da frente fria, a partir de quinta-feira, 29 de agosto. A previsão é de que a estiagem deve se prolongar até outubro e são esperadas ondas de calor com temperaturas que oscilarão entre 25 e 38ºC, algo que colabora com vegetação seca e surgimento de incêndios.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.