Na madrugada desta quinta-feira (29), Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), usou a própria rede social para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após ser intimado digitalmente pelo magistrado.
Conforme divulgado pelo site Metrópoles, em resposta a um usuário que mencionou o X como o aplicativo de notícias número 1 no Brasil, Musk comentou: “As pessoas querem saber a verdade”. Em outro post sobre a intimação, ele acusou Moraes de “quebrar repetidamente as leis que jurou defender” e fez uma brincadeira, pedindo à inteligência artificial Grok para gerar uma imagem do ministro como se fosse um vilão.
O X também respondeu oficialmente à intimação de Moraes, criticando as ações do ministro e anunciando o encerramento imediato das operações da plataforma no Brasil para proteger a segurança de sua equipe. No comunicado, o X declarou que “as ações de Moraes são incompatíveis com um governo democrático”.
A intimação, divulgada pelo STF, exige que o X identifique um representante legal no Brasil em 24 horas, sob pena de suspensão da plataforma até que as ordens judiciais sejam cumpridas. O novo capítulo na disputa entre Moraes e Musk ocorre 12 dias após o X interromper suas atividades no país devido a ameaças de prisão contra seus representantes no Brasil.