O filme “Espectro”, da cineasta Edilene Spitaletti, de Ilha Solteira, foi selecionado para a 23ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC), que acontece de 12 a 19 de outubro.
Conforme o site Ilha de Notícias, a obra é um videodocumentário que narra a história de Edward, filho de Edilene, uma criança no espectro autista que tem a arte como hiperfoco em suas diversas formas. Com 20 minutos de duração, o filme utiliza jogos de palavras e imagens que se conectam por características do autismo.
“Espectro é um recorte da infinidade de características únicas do autismo. No filme, é a história do Eddie, como o chamamos carinhosamente, onde a arte e o autismo se entrelaçam”, explica a diretora.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo do Município de Castilho, o filme ainda não está disponível em plataformas de streaming, pois está competindo em festivais de cinema. No entanto, já foi exibido em eventos como o “Cine Rural”, na oficina “Lanterna Mágica” e para alunos de Odontologia das Faculdades Integradas de Três Lagoas.
A Mostra exibirá 59 curtas-metragens brasileiros de 15 estados, além de 15 produções de 14 países e cinco longas-metragens brasileiros convidados.
Os prêmios tradicionais incluem Melhor Filme Nacional (Júri Oficial), Melhor Filme (Júri Popular) e Prêmio Especial das Crianças (Júri Infantil). A novidade desta edição é o Prêmio Itaú Cultural Play, que concederá R$ 15 mil a um curta selecionado.