Um menino de 9 anos faleceu 11 dias após apresentar os primeiros sintomas de dengue em Dourados. Conforme o site Midiamax, o óbito ocorreu no dia 27 de agosto e foi registrado no boletim epidemiológico da semana 35, divulgado nesta terça-feira (3).
De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), não há indícios de que o menino possuía comorbidades. Ele apresentou os primeiros sintomas em 16 de agosto e faleceu 11 dias depois.
A última morte confirmada no estado havia sido a de uma adolescente de 17 anos, que morreu em 10 de julho, em Iguatemi. Com o óbito do menino, o número de mortes por dengue em Mato Grosso do Sul subiu para 29.
As mortes ocorreram em diversas cidades, incluindo Amambai, Aparecida do Taboado, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas. Entre as vítimas, 15 apresentavam algum tipo de comorbidade.
Segundo a SES, 44 dos 79 municípios do estado estão em alerta vermelho de incidência de dengue, com os cinco primeiros sendo Coronel Sapucaia, Juti, Chapadão do Sul, Costa Rica e Mundo Novo.
Chikungunya em MS
O estado também contabiliza 881 casos confirmados de Chikungunya, incluindo 10 gestantes. Além disso, há 3.232 casos prováveis da doença. Até o momento, não há registros de mortes por Chikungunya no estado, mas 12 municípios estão em alerta vermelho de incidência, com os cinco mais afetados sendo Jaraguari, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai e Sete Quedas.
A SES alerta para a importância de evitar a automedicação e recomenda que, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, as pessoas procurem uma unidade de saúde.