23.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Prefeito de Bataguassu diz que cidade vai ser a Capital do amendoim e portal de entrada para a exportação através da ZPE

A chegada da primeira indústria e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu, a Biofaz Sugar, deram o start necessário para a atração de investidores para o local

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, do MDB, comenta sobre os investimentos que estão sendo realizados na cidade. Na reta final de sou mandato, o Chefe do Executivo, que conta com mais de meio século de uma vasta carreira pública, faz um panorama das grandes indústrias que estão sendo instaladas na cidade, além da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e relata quais os planos para o município até dezembro deste ano.

Em um bate-papo com o Perfil News, Akira se lembra que uma das suas promessas de campanha foi a geração de emprego. Para ele, não basta apenas Bataguassu crescer, mas também é necessário o desenvolvimento atingir a população de forma positiva.

“Superamos a expectativa. Conheço bem Bataguassu e a cidade nunca esteve em um momento tão especial. Vários empresários estão fazendo investimentos no município. Hoje, os hotéis do município estão lotados e isso é um reflexo do que está acontecendo. Atualmente, temos uma sede do Senai oferecendo cursos para atender a demanda de geração de emprego qualificado para atender as necessidades das empresas que estão no município”.

Prefeito de Bataguassu diz que cidade vai ser a Capital do amendoim e portal de entrada para a exportação através da ZPE

QUALIFICAÇÃO

Além do Senai, outras empresas que oferecem qualificação aos trabalhadores da cidade também estão instaladas na cidade. Em contrapartida, a prefeitura de Bataguassu disponibiliza locais para as instalações apropriadas das empresas que estão levando o desenvolvimento.

“Não é só na questão da geração de emprego que já é uma realidade. Várias pessoas de outras localidades estão vindo para Bataguassu em busca de emprego. Várias indústrias estão sendo instaladas, pelo menos 29 novas empresas estão na cidade, o que gerou mais de mil empregos diretos e indiretos durante o meu mandato”.

CULTURA DO AMENDOIM

Com excelência em produção, Mato Grosso do Sul terá a primeira indústria de amendoim e de soja. A Casul em parceria com a Prefeitura de Bataguassu, Governo do Estado e Câmara dos Vereadores, a empresa já está instalada na cidade, de acordo com o prefeito.

“Voltamos com a cultura do amendoim. Hoje podemos falar que a cidade é a Capital do amendoim. A Casul está investindo milhões e já temos a cooperativa da empresa para atender os produtores do setor. Vamos ter investimento de amendoim e soja em duas etapas. A terceira, a qual, a empresa já nos apresentou um projeto que vai passar a produzir óleo de amendoim com fim específico que é a exportação”, explica o emedebista.

Prefeito de Bataguassu diz que cidade vai ser a Capital do amendoim e portal de entrada para a exportação através da ZPE

Para implantação da unidade Casul no município, o investimento é na ordem de R$ 117,52 milhões. Bataguassu é o porta de entrada de vários Estados do Brasil e com a Rota da Bioceânica, a cidade vai melhorar ainda mais economicamente. A chegada da primeira indústria e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu, a Biofaz Sugar, deram o start necessário para a atração de investidores para o local.

Conforme o prefeito, a vinda de uma nova indústria e a confirmação das obras na ZPE não é importante somente para o município, mas para o todo o Estado, com o estímulo à captação de investidores privados e exportadores. Akira ressalta que visa fazer um trabalho de captação para que empresários conheçam e viabilizem investimentos na ZPE.

ZPE E A ROTA BIOCEÂNICA

“Bataguassu tem a melhor localização de Mato Grosso do Sul, quando falamos de logística. Estamos perto de São Paulo, Paraná e Goiás. Nós somos o portal da entrada não só do Estado de Mato Grosso do Sul, mas também da Rota Bioceânica. Não vai só atrair e sim favorecer todos os empresários que visam exportação. Eu sei que da dedicação e confiança dessa viabilização para o funcionamento da ZPE. Precisamos da parceria dos governos do Estado e federal. É algo que vai beneficiar todo o Estado. Os produtos sairão de Bataguassu, com isenção dos impostos e vai viabilizar a exportação. A cidade vai ser portal de entrada e de saída, pegando oceano pacífico para encontrar o mercado asiático. Para que todo esse produto posse chegar a Ásia precisa passar por aqui para sair documentado. Tudo já é uma realidade e só é questão de tempo”, afirmou.

Em três meses, Akira encerra o mandato à frente da Prefeitura de Bataguassu. Apesar dos obstáculos que precisou enfrentar durando sua gestão, o chefe do Executivo está feliz com os resultados e adianta que até teve as expectativas superadas.

Prefeito de Bataguassu diz que cidade vai ser a Capital do amendoim e portal de entrada para a exportação através da ZPE

“A população sempre espera mais, mas acreditamos que superamos a nossa expectativa. Conseguimos atrair empresários e geramos empregos. Nunca neguei ou deixei de atender os investidores. Nosso interesse é ser parceiro de quem acredita na nossa potencialidade. Fico muito feliz e satisfeito. Bataguassu nunca teve mão de obra e agora temos todo sistema S atendendo a cidade, conseguindo colocar o município em destaque”.

Akira também ressalta a parceria que tem com as indústrias de celulose instaladas em Mato Grosso do Sul. “Sempre foi uma parceria. Eles investem muito na área social e trazemos vários benefícios para a população mesmo sem estarem instaladas em Bataguassu. Hoje em dia as grandes empresas têm uma visão diferente e estão procurando o município para atender a área social. Os empresários atendem as necessidades dos trabalhadores. O maior número desses funcionários das indústrias estão no campo e muitos deles não residem nas cidades que a fábrica estão instaladas. As indústrias têm essa preocupação”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.